Docapesca lança novo concurso para reabilitar ponte cais do porto de pesca da Baleeira

Serão instaladas também novas defensas verticais

A Docapesca lançou um novo concurso público para a reabilitação da ponte cais sul do porto de pesca da Baleeira, em Sagres, com o preço base 1.084.270 euros, depois de o anterior concurso ter ficado deserto. Esta intervenção, garante a empresa que gere os portos e lotas, «irá repor todas as condições de segurança dos profissionais da pesca e embarcações que operam neste porto».

Segundo a Docapesca, «a intervenção nesta infraestrutura, construída há cerca de 40 anos, contempla a substituição integral da superstrutura (tabuleiro) e a reabilitação dos tubulões. A ponte cais será apetrechada com todo o equipamento indispensável à operacionalidade e segurança: cabeços de amarração, argolas, escadas, módulos multiusos, novos postes de iluminação e novas redes de distribuição de água e eletricidade».

Serão ainda instaladas, prossegue a empresa, «novas defensas verticais, adequadas à variação da maré e fixadas aos novos encabeçamentos dos tubulões».

A Docapesca recorda ainda que «está em curso neste porto a instalação de iluminação pública LED no âmbito da melhoria da eficiência energética, envolvendo a montagem de 56 luminárias que irão permitir reduzir a potência instalada em 60 por cento. Os trabalhos contemplam a substituição de 42 luminárias tipo globo e de 14 projetores das torres de iluminação de 20 metros».

A empresa lembra que, no ano passado, «concluiu a instalação de nove contentores de grande dimensão para guarda de redes, garantindo a proteção e arrumação destes apetrechos, assim como a melhor organização do espaço portuário».

Na passada semana, o grupo parlamentar do PCP questionou o Governo sobre a resolução de vários problemas no porto de Pesca da Baleeira que, segundo os comunistas, se arrastam «há anos».

 



Comentários

pub