A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, em resposta a uma questão colocada pelo Sul Informação, garante que a avaria no sistema informático no Centro de Saúde de Vila do Bispo «não compromete a realização da vacinação pelas equipas de saúde».
Esta tinha sido uma das preocupações hoje manifestadas pelo presidente da Junta de Freguesia de Sagres, que denunciou que o concelho de Vila do Bispo está sem marcação de consultas médicas desde dia 2 de Dezembro, ou seja, «há mais de 50 dias», devido a uma avaria no sistema informático.
Em resposta ao nosso jornal, a ARS Algarve, que revela tratar-se da «avaria de um servidor», o que, admite, é um «constrangimento a nível informático», anuncia que «está neste momento em curso o processo de aquisição de um novo equipamento», para que o sistema avariado «possa ser substituído, com a maior brevidade possível».
No entanto, «apesar das limitações do sistema informático causado pela avaria de um servidor, o Centro de Saúde de Vila do Bispo está a funcionar a nível médico, de enfermagem e a administrativo, não colocando em causa o atendimento e a prestação de cuidados de saúde à população», acrescenta a ARS.
Aquela entidade acrescenta que «as consultas de recurso do dia para situações agudas, assim como os tratamentos de enfermagem, estão funcionar normalmente, registando-se apenas dificuldades no agendamento de consultas programadas».
Luís Miguel Paixão, presidente da Junta de Freguesia de Sagres, salienta, porém, que a avaria «impossibilita a marcação de novas consultas e o cancelamento das consultas já marcadas, porque o médico não tem acesso ao historial do doente».
Isso faz com que, no concelho de Vila do Bispo, apenas sejam efetuadas «as consultas do dia, renovações de baixas médicas e o receituário».
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