Vila do Bispo está sem marcação de consultas «há mais de 50 dias»

Junta de Freguesia aponta o dedo a falha do sistema informático

Centro de Saúde de Vila do Bispo – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação – Arquivo

Desde o dia 2 de Dezembro passado, que, no concelho de Vila do Bispo, «não são marcadas consultas médicas», denunciou Luís Miguel Paixão, presidente da Junta de Freguesia de Sagres.

O autarca explica que «esta situação deve-se a uma avaria no sistema informático, que impossibilita a marcação de novas consultas e o cancelamento das consultas já marcadas, porque o médico não tem acesso ao historial do doente».

Ou seja, há mais de 50 dias que, no concelho de Vila do Bispo, «apenas são efetuadas as consultas do dia, renovações de baixas médicas e o receituário».

Em comunicado enviado às redações, Luís Miguel Paixão acrescenta que «não é a primeira vez que esta anomalia se verifica», já que, «em Novembro de 2019 também se verificou uma avaria igual ou semelhante».

Para tentar esclarecer a situação, a Junta de Freguesia de Sagres, enviou, no dia 7 de Janeiro, um email à diretora executiva do ACES Barlavento, Leonor Bota, a questionar para quando a resolução da avaria no sistema informático.

Aquela responsável, segundo a autarquia, respondeu que «era necessária uma peça que tinha que vir do estrangeiro, mas que já tinha sido encomendada». Só que, duas semanas depois, «até ao momento continua tudo na mesma».

Luís Miguel Paixão interroga ainda se «a falta do sistema informático vai afetar a vacinação contra o COVID-19 no concelho de Vila do Bispo».

A Junta de Freguesia de Sagres termina, manifestando «a sua solidariedade aos profissionais do Centro de Saúde de Vila do Bispo que têm que dar a cara perante a população devido a um problema que não é da sua responsabilidade e que se arrasta há demasiado tempo».

O Sul Informação já pediu esclarecimentos sobre esta situação à Admistração Regional de Saúde do Algarve, mas até agora não houve resposta.

 



Comentários

pub