Tavira reforça competências das freguesias e dá-lhes mais 1,2 milhões de euros

Freguesias assumirão mais competências a 1 de Janeiro

Foto: Fabiana Saboya | Sul Informação

A Câmara de Tavira reforçou as competências que delega nas freguesias do concelho, uma decisão que é acompanhada por um pacote financeiro global de mais de 1,2 milhões de euros.

Assim a partir de 1 de Janeiro, as diferentes juntas irão passar a ser responsáveis pela gestão e manutenção de espaços verdes; limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, cujas áreas não se enquadrem na ação regular da Taviraverde; manutenção, reparação e substituição de mobiliário urbano instalado no espaço público; gestão e manutenção corrente de feiras e mercados; realização de pequenas reparações nos estabelecimentos de educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como manutenção dos seus espaços envolventes.

Com mais responsabilidades vêm mais euros, neste caso 1.246.270, a distribuir pelas seis freguesias.

A maior fatia deste bolo financeiro, 537 mil euros, vai ser atribuída à Junta de Freguesia de Tavira. Seguem-se as freguesias de Luz e Santo Estêvão (193 mil euros), Cabanas e Conceição de Tavira (163 mil euros), Santa Catarina da Fonte do Bispo (142 mil euros), Cachopo (136 mil euros) e Santa Luzia (72.706).

«Com a adoção desta medida, a autarquia concretiza os princípios de subsidiariedade, descentralização administrativa e autonomia do poder local», resume a Câmara de Tavira.

 

 



Comentários

pub