Mesmo em tempos difíceis, Festival de Órgão do Algarve chegou a quase 300 mil pessoas

«O formato reduzido desta edição do evento agigantou-se», diz a organização

Foi uma edição difícil – «nestes novos tempos e constrangimentos» -, mas o Festival de Órgão do Algarve conseguiu chegar a quase 300 mil pessoas, devido às transmissões online dos sete concertos que se realizaram de 6 a 28 de Novembro, em igrejas de Faro, Portimão, Boliqueime (Loulé) e Tavira. 

O evento, que tanto teve espetáculos presenciais, como outros apenas online, conseguiu conquistar «novo público» devido a essa transmissão pelas redes sociais dos sete concertos.

«Assim, o formato reduzido desta edição do evento agigantou-se. No conjunto dos sete concertos realizados, as transmissões online alcançaram 295.236 pessoas e um total de 104.406 visualizações (audiência instantânea). Estes números são dinâmicos e continuarão a crescer pois os concertos ainda se encontram disponíveis para visualização em diferido», diz a organização, num balanço da iniciativa.

«Pedro Monteiro inaugurou a edição deste ano do Festival, sublinhando as características únicas do recentemente restaurado órgão da Igreja Matriz de Portimão. Na Sé de Faro, celebrou o grande órgão no seu esplendor sonoro através de uma escolha muito acertada de repertório que arrebatou o público», acrescenta.

A jovem Beatriz Resendes revelou os segredos do órgão de Boliqueime «com um programa eclético e sedutor. Já em Faro, na Igreja do Carmo, muito segura nas ornamentações captou a atenção do público até à última nota do programa».

Num salto até Tavira, coube a Rute Martins a descoberta do órgão da Igreja de Santiago e das suas possibilidades sonoras. Regressando à Igreja do Carmo em Faro, «a sua sensibilidade fez brilhar ainda mais o exuberante órgão cujos sons nos transportaram para outras épocas e emoções».

João Vaz foi o convidado para o concerto de encerramento na Sé de Faro. «Num programa exigente, viajámos até às sonoridades do século XVII, terminando impressionados por uma poderosa batalha que fez o uso pleno dos registos do grande órgão», diz a organização.

O Festival de Órgão do Algarve é, assim, «um evento que tem sabido permanecer no tempo, ao longo destes 13 anos, fruto de um trabalho constante da Associação Cultural Música XXI, que extravasa o próprio Festival, e que tem garantido a confiança dos parceiros, o apoio fiel do público e o respeito da classe artística».

De forma inédita, a transmissão online em direto do concerto de encerramento do Festival foi realizada em simultâneo por todos os parceiros do evento nas suas páginas Facebook (incluindo o Sul Informação). Todos alinhados na divulgação da cultura, da região e do seu património único, nestes tempos novos que assim transformámos em novas oportunidades para chegar a mais públicos.

O Festival de Órgão do Algarve 2020 contou com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação, Rua FM e Mais Algarve e com o parceiro de alojamento Hotel Faro.

Contou ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub