Festival de Órgão acaba com viagem até ao século XVII na Sé de Faro

Concerto terá público e a entrada é gratuita

«Se tivesse de fazer um apelo, diria para as pessoas virem escutar este instrumento magnífico e um repertório que não é tocado tão frequentemente». As palavras são do organista João Vaz que vai encerrar, este sábado, 28 de Novembro, a partir das 21h00, o Festival de Órgão do Algarve, com um concerto na Sé de Faro.

Ao Sul Informação, João Vaz explicou que este será um espetáculo especial, focado num nome talvez desconhecido da maioria do público: Manuel Rodrigues Coelho.

«Este ano, comemoram-se 400 anos da data em que foi impressa, em Portugal, a primeira partitura para órgão, da autoria do Manuel Rodrigues Coelho. Por isso, o concerto é dedicado a essa efeméride e terá bastante música dessa obra», disse.

Também haverá peças «de outros compositores portugueses, espanhóis, italianos e franceses da mesma época». No fundo, resumiu o organista João Vaz, será feito «um panorama europeu da música que existia nessa altura».

É que foi no «século XVII que se começou a publicar música para órgão e ele começou a ganhar a sua identidade própria», explicou o músico.

Além da transmissão online, este concerto tem a particularidade de ter público: 80 lugares sentados, sendo a entrada gratuita. Num ano tão atípico, esta é uma boa notícia.

 

Órgão da Sé de Faro

 

«Neste ano em que há concertos que têm de decorrer sem público, o facto de este ter assistência penso que é algo muito bom», confessou o organista ao Sul Informação.

João Vaz, que já atuou em edições passadas do Festival de Órgão, também faz questão de realçar a importância deste evento.

«É um festival que já existe há vários anos e que se tem mantido sempre vivo apesar das dificuldades, nomeadamente as deste ano. Começou por ser centrado na Sé de Faro, mas foi-se alargando e tem tido, quanto a mim, a grande qualidade de ter trazido ao público não só intérpretes nacionais e estrangeiros, como todos os jovens que iniciam a sua carreira em Portugal», considerou o músico.

De resto, João Vaz é já um consagrado em Portugal. Tem mantido uma intensa atividade a nível internacional, quer como concertista, quer como docente em cursos de aperfeiçoamento organístico, ou membro de júri de concursos de interpretação. Efetuou mais de uma dezena de gravações discográficas a solo (nomeadamente em órgãos históricos portugueses) e é autor de diversos artigos musicológicos publicados internacionalmente.

Leciona atualmente Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa. É também diretor artístico do Festival de Órgão da Madeira e das séries de concertos que se realizam nos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra (de cujo restauro foi consultor permanente) e no órgão histórico da Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa (instrumento cuja titularidade assumiu em 1997).

A transmissão deste concerto será feita, em simultâneo, nas páginas de Facebook do Sul Informação, Município de Faro, Antena 2, Folha do Domingo, Direção Regional de Cultura do Algarve, Rádio Universitária do Algarve, Associação Música XXI e Mais Algarve. 

 

Programa:

Manuel Rodrigues Coelho (Portugal, c.1555-1635)
Segundo tento do mesmo [segundo] tom
(Flores de música, 1620)

Eustache du Caurroy (França, 1549-1609)
Fantaisie a 3 sur «Une jeune fillette»
Fantaisie a 4 sur «Une jeune fillette»
(Fantasies en III, IV, V et VI parties, 1610)

Manuel Rodrigues Coelho (Portugal, c.1555-1635)
Kirios de 1º tom (5 versos)
(Flores de música, 1620)

Samuel Scheidt (Alemanha, 1587-1654)
Cantilena Anglica Fortunae
(Tabulatura nova, 1624)

Manuel Rodrigues Coelho (Portugal, c.1555-1635)
Tento do quarto tom
(Flores de música, 1620)

Giovanni Gabrieli (Itália, c.1557-1612)
Toccata del secondo tono
(Il Transilvano, 1625)

Francisco Corrrea de Arauxo (Espanha, 1584-1684)
Tiento de medio registro de cuarto tono
(Facultad organica, 1626)

Girolamo Frescobaldi (Itália, 1583-1643)
Toccata avanti la messa della Madonna
Canzon dopo l’Epistola
Toccata per l’Elevatione
(Fiori musicali, 1636)

Diogo da Conceição (Portugal, séc. XVII)
Meio registo de 2º tom acidental
Batalha de 5º tom
(Livro de órgão de Fr. Roque da Conceição, 1695)

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub