Confinamento parcial em São Brás de Alportel é medida «desajustada e injusta»

Câmara de São Brás diz que medida vem prejudicar «seriamente» a economia local

Foto: Flávio Costa|Sul Informação

O Município de São Brás de Alportel considera «desajustada e injusta» a sua inclusão na lista de concelhos portugueses sujeitos a confinamento parcial. Em nota publicada no Facebook, a autarquia lamenta ainda «a opção por um critério frio, assente apenas e só sobre uma fórmula matemática, que não tem em conta a realidade dos territórios».

O Município diz ter sido «surpreendido» pela notícia, «dado que temos sido um dos concelhos da região e do país com menor número de casos, onde desde Março tudo tem sido feito para conter o contágio e onde os casos ativos que têm surgido nas últimas duas semanas, razão pela qual estamos integrados neste grupo, estão perfeitamente identificado e controlados».

A edilidade realça que «da larga maioria dos 37 casos positivos ativos neste momento, cerca de 80% dizem respeito a um único surto, perfeitamente circunscrito a um piso do Lar de Terceira Idade da Santa Casa, devidamente monitorizado pela Autoridade Local de Saúde».

No total, existem 28 casos positivos no lar, 15 destes detetados este sábado.

Por isso, prossegue a nota, «lamentamos a opção por um critério frio, assente apenas e só sobre uma fórmula matemática, que não tem em conta a realidade dos territórios, nem a natureza dos surtos ou o acompanhamento que é feito pelas Autoridades Locais de Saúde».

Para a autarquia, esta medida vem prejudicar «seriamente a já tão difícil sobrevivência da economia local, de que depende o bem-estar das famílias e da comunidade. Quando sabemos que o número de casos ocorridos no tecido económico do concelho foi praticamente nulo, entendemos ser injusto que este seja o setor novamente prejudicado com estas medidas aplicadas, de forma cega, sem uma avaliação técnica mais aprofundada».

 

Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel

 

O Município explica que, «injustamente, integramos este mapa apenas devido às caraterísticas singulares do nosso território: somos um concelho pequeno, com uma única freguesia, no centro do Algarve, rodeados dos principais centros urbanos da região. Somos duplamente prejudicados: por termos pouca população, apesar de termos poucos casos, a percentagem ultrapassa o limite e foi considerado. E porque só temos uma freguesia, não somos considerados de baixa densidade, logo não beneficiamos da exceção, como beneficiaram outros concelhos, com situações circunscritas a um território, como é o nosso caso».

A Câmara de São Brás realça que, «na verdade, felizmente, continuamos, desde Março, a apresentar baixos números de contágio na comunidade, apenas com 65 casos acumulados desde o início da pandemia; temos no terreno, com todo o empenho, a Autoridade Local e todas as entidades locais e regionais, num excelente trabalho, com rigor e seriedade, na contenção da propagação e a nossa comunidade tem tido exemplar no seu comportamento, sentido cívico e solidário, que importa reconhecer».

Ainda assim, a autarquia diz compreender «a urgência da aplicação de medidas preventivas e continuaremos a desenvolver todos os esforços, para melhorar ainda mais estes resultados».

«Estamos solidários com a nossa comunidade, nomeadamente com os setores atingidos mais diretamente com estas medidas restritivas, a quem continuaremos apoiar, em tudo o que nos for possível», conclui a nota.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub