São Brás de Alportel já é um concelho «amianto zero»

31 escolas algarvias vão ficar livres de amianto

São Brás de Alportel já é um concelho «amianto zero», com a retirada das últimas placas de fibrocimento das escolas Básica 2,3 Poeta Bernardo de Passos e Secundária José Belchior Viegas. A secretária de Estado da Educação visitou, esta sexta-feira, os trabalhos, lembrando que há, para o Algarve, 4,3 milhões de euros destinados para este tipo de intervenção.

A governante realçou, em declarações ao Sul Informação, que «no Algarve há um investimento de mais de 4 milhões de euros, em 31 escolas, que levará à erradicação de milhares de metros quadrados de amianto».

No caso específico de São Brás de Alportel, que já retirou as placas de fibrocimento das duas escolas, faltando aindacolocar a nova cobertura, Susana Amador deixou elogios ao executivo.

 

A visita de Susana Amador à escola

 

«Estar em São Brás de Alportel é uma forma de apresentar o meu reconhecimento à autarquia pelo trabalho que fez na remoção de amianto, de forma rápida e célere, ficando o concelho com amianto zero».

A secretária de Estado realçou também que a Câmara de São Brás de Alportel «mostrou muita dinâmica nas obras, mas também no conteúdo do projeto escolar» e que «esta escola [EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos] e a sua diretora têm um grande preocupação com a proteção dos alunos».

Susana Amador explicou ainda que «a nossa grande preocupação era arrancarmos o ano letivo com programas nacionais de grande importância e um dos primeiros foi o da erradicação total do amianto das nossas escolas».

 

 

Para a governante, a substituição do amianto «é uma questão de qualidade da escola pública, que tem influência também no conforto térmico das aulas, beneficiando alunos e professores».

Mas é também, acrescentou, «um programa com 60 milhões de euros, que abarca mais de 600 escolas de Norte a Sul, e que promove a coesão territorial e a dinâmica de emprego das empresas que estão envolvidas neste processo».

A visita de Susana Amador serviu «para conhecer um pouco do tecido educativo do Algarve, vendo as obras de remoção de amianto a decorrer», mas também como está a ser feita a preparação do novo ano letivo, que será «um dos mais complexos e exigentes da nossa história», como o Sul Informação já deu conta.

 

Fotos: Flávio Costa | Sul Informação

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 




 

Comentários

pub