Covid-19: Verão algarvio «tem sido um sucesso» com números «francamente positivos»

Situação, no Algarve, «continua estabilizada»

O Verão «tem sido um sucesso», no Algarve, com a região a ter «números francamente positivos» de Covid-19, apesar de a população «ter triplicado». 

Esta foi uma ideia forte deixada por António Pina, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, na conferência de imprensa de balanço da pandemia, esta sexta-feira, 28 de Agosto.

«Os números são extraordinários, muito bons, principalmente quando percebemos que triplicamos a população. Uma coisa é certa: ninguém está livre de termos um fenómeno qualquer. Não podemos é criar situações de alarmismo. Os números são bons e revelam que autarquias, proteção civil, empresários prepararam um destino seguro», disse.

A opinião foi partilhada também por Ana Cristina Guerreiro, delegada regional de Saúde, que disse que a situação, no Algarve, «continua estabilizada».

 

 

Numa altura em que o Verão se encaminha para o fim, José Apolinário, secretário de Estado coordenador da execução da Declaração da Situação de Alerta no Algarve, fez questão de realçar o «grande empenho dos empresários e concessionários de praia».

«Há dois meses, muitas vezes discutimos as condições de acesso às praias, com enormes dúvidas. Podemos dizer, no final do mês de Agosto, que houve um grande envolvimento, compromisso e espírito de articulação entre todos e isso mostra uma região segura e aberta ao mundo», considerou.

Para o que ainda aí vem – Setembro e Outubro -, Apolinário espera «um Verão prolongado».

«Estamos empenhados, nos próximos dois meses, de Setembro e Outubro, para que seja um Verão prolongado com grandes eventos, como o Masters de golfe, a Fórmula 1 e o Moto GP», disse.

No que diz respeito à resposta do Serviço Nacional de Saúde, Josélia Gonçalves, vogal do Conselho Diretivo da ARS Algarve, disse que o atual cenário «dá confiança».

 

 

«Continuamos a reforçar a capacidade de resposta. Hoje vamos celebrar mais 17 contratos de enfermagem, por exemplo, para reforçar cuidados de saúde primários e esse reforço tem sido uma constante nos últimos meses. Neste momento, temos cinco áreas dedicadas à Covid e temos capacidade para criar mais cinco», explicou.

Além disto, serão criadas «equipas de colheita ao domicílio e vamos ter um reforço da vacinação para a gripe», acrescentou.

Por fim, em relação às recentes fotografias do Aeroporto de Faro, que mostravam longas filas de turistas à espera nos balcões do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), José Apolinário garantiu que «foi uma situação pontual», que nos «próximos dois ou três dias ficará totalmente resolvida», com «um reforço dos meios humanos e das soluções tecnológicas».

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



Comentários

pub