Incêndio obriga a «noite de trabalho» em Aljezur, Lagos e Vila do Bispo

Há bombeiros a chegar «de outros pontos do país»

Os meios estão a «ser reposicionados» para uma noite que se espera «de trabalho» no combate ao incêndio que começou esta tarde, 19 de Junho, em Aljezur e já alastrou aos concelhos de Vila do Bispo e Lagos. 

Ao Sul Informação, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro disse que «o incêndio continua com duas frentes ativas». Os meios «estão a ser reposicionados», uma vez que os helicópteros e aviões de combate não podem atuar durante a noite.

No combate ao incêndio estão agora 437 operacionais, apoiados por 140 veículos.

Em declarações à SIC, Abel Gomes, segundo comandante distrital de Proteção Civil do Algarve, disse que «há uma frente Este e outra Sul, sendo que a que oferece mais preocupação é a Este».

Há bombeiros a chegar «de outros pontos do país, como Beja e Évora» para ajudar no combate ao incêndio que, por agora, «não está a ameaçar casas», disse, por sua vez, fonte do CDOS ao nosso jornal.

O vento «que sopra com grande intensidade continua a ser o grande inimigo» dos operacionais, acrescentou.

O incêndio, que começou na Vilarinha, concelho de Aljezur, foi progredindo e já anda perto de Budens, junto à EN125. A estrada, de resto, está cortada, bem como a Nacional 268, que liga os concelhos de Vila do Bispo e Aljezur.

Apesar da proximidade, no concelho de Lagos, as chamas ainda não atingiram a Mata Nacional do Barão de São João.

Certo é que o incêndio esteve «durante toda a tarde a lavrar com muita intensidade», não apresentando «qualquer oportunidade de combate», disse Abel Gomes.

«Devido à dinâmica do incêndio, conjugada com o vento que se fazia sentir, era praticamente impossível fazer um combate a este incêndio fosse de que forma fosse», acrescentou.

As chamas obrigaram, de resto, retirar cerca de 30, 40 pessoas, de casas dispersas e autocaravanas, que foram deslocadas para a Aldeia de Pedralva e para o edifício dos Bombeiros de Vila do Bispo.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub