Educadores e auxiliares do pré-escolar de Loulé voltam a ser testados à Covid-19

Creche da Fundação António Aleixo, em Quarteira, já foi encerrada

Foto de arquivo

A Câmara de Loulé vai voltar a fazer testes a todos os educadores e auxiliares da rede de pré-escolar do concelho. A decisão surge depois de ter sido confirmado um caso de uma funcionária, infetada com a Covid-19, numa creche, em Quarteira. 

Em comunicado, a autarquia diz que «irá promover um rastreio alargado, por meio de testes de diagnóstico, a todos os educadores e auxiliares da rede de pré-escolar do concelho de Loulé em todos os seus segmentos, público, privado e solidário».

«Estima-se que, ao todo, serão testadas cerca de 460 pessoas, entre todo o pessoal docente e não docente», explica ainda a Câmara de Loulé.

Este será, assim, o segundo teste a ser feito pelos educadores e auxiliares do pré-escolar deste concelho. O primeiro foi feito ainda antes da reabertura das creches. 

Quanto ao caso na creche da Fundação António Aleixo, em Quarteira, que já foi encerrada, a autarquia diz que «continuará a acompanhar de perto o evoluir da situação, em articulação estreita com as autoridades de saúde pública e outras, sob a coordenação de José Apolinário, responsável governamental no Algarve para o combate à Covid-19».

A Câmara «manifesta-se totalmente disponível para colaborar e ajudar na tarefa urgente de controlar a situação e proteger toda a comunidade».

De acordo com as determinações das autoridades de saúde pública, «foram já tomadas todas as medidas que se entendem como as mais adequadas para proteger as crianças, os educadores e demais pessoal da instituição onde funciona a creche em causa».

O concelho de Loulé tem 103 casos positivos, em termos acumulados desde o início da pandemia, dos quais apenas 16 se encontram ativos «e a seguir as instruções e conselhos da autoridade de saúde pública municipal».

 



Comentários

pub