Funcionários de creches do Algarve e Alentejo já estão a ser testados à Covid-19

«Manter as distâncias» entre as crianças será o mais complicado quando as creches reabrirem

Os funcionários das creches do Algarve, Baixo Alentejo e Alentejo Litoral começaram esta segunda-feira, 4 de Maio, a ser testados à Covid-19. A iniciativa arrancou em Loulé e Aljustrel e o objetivo é que haja «uma base de confiança» para que, quando estes espaços reabrirem, pais e funcionários se sintam mais seguros. 

A creche da Fundação António Aleixo, em Loulé, foi o espaço escolhido para dar o pontapé de saída desta iniciativa do Governo. No Algarve e Alentejo, os testes serão feitos pelo Algarve Biomedical Center (ABC), um consórcio que junta a Universidade do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

A decisão de ter começado em Loulé deve-se ao facto de esta creche estar aberta, acolhendo seis crianças de pais que estão na linha da frente do combate à pandemia, como profissionais de saúde e forças de segurança.

Nuno Marques, presidente do ABC, explicou aos jornalistas que a ideia desta iniciativa, que vai rastrear todos os funcionários de 129 creches do Algarve, é «reduzir ao máximo o risco de contágio».

 

 

«Aqui, no Algarve, faremos acima de 1500 testes. No Litoral Alentejano e Baixo Alentejo faremos cerca de 600 em todas as creches, mas estão-nos a mandar os ficheiros mais corretos. Isto é o que está no plano, mas estes números podem aumentar e ajustam-se de acordo com as circunstâncias», disse.

No fundo, «estamos a tirar uma foto do que temos hoje em dia», explicou. Os testes feitos serão todos analisados no laboratório do ABC, na Universidade do Algarve, usando a mesma metodologia da Covid+70, a iniciativa que está a rastrear os lares da região.

Só, que neste caso, também haverá funcionários das creches a fazer o teste num dos drive-thru da região. Aliás, no próximo fim de semana, de 9 e 10 de Maio, o drive-thru de Portimão estará a rastrear funcionários de creches do Barlavento.

«O plano que temos é fazer os testes o mais próximo possível de quando as creches abrirem. Se eu tenho uma creche que abre dia 18, os testes devem ser feitos mais próximo da data. O nosso planeamento é esse: ainda hoje, vamos ter uma reunião com todas as creches para identificarmos todas estas situações e termos o plano mais adequado. Isto vai ser ajustado tendo em conta a data de abertura», explicou Nuno Marques.

Ainda assim, o objetivo é que fazer todos os testes, até dia 18 de Maio, data em que as creches devem reabrir.

 

Regina Silva

 

Na Fundação António Aleixo, só esta manhã foram rastreados 33 funcionários. Regina Silva foi uma delas e expressou aos jornalistas a satisfação por esta iniciativa: «os testes são uma base de confiança para nós e para os pais», considerou.

Apesar da pandemia da Covid-19, Regina tem continuado a trabalhar e realça aquilo que mudou nestes dias.

«Noto muitas diferenças. No dia a dia já tínhamos de tomar precauções devido à higiene, mas atualmente são ainda maiores. Nós próprios vamos sensibilizando as crianças para não estarem sempre juntas. Para brincarem na rua elas têm uma máscarazinha e noto que já vão tendo noção do que se passa», disse.

E quanto ao futuro quando a creche reabrir para todas as crianças? Esta funcionária antecipa grandes dificuldades, principalmente «em manter as distâncias».

«A questão de tossir ou lavar as mãos é mais fácil. Manter a distância será o mais complicado, mas vamos sensibilizar da melhor forma», garantiu.

«Na última semana em que estivemos abertos, começámos a limitar as atividades e os contactos. Eles vinham, tentavam pedir uns miminhos e nós já não dávamos aquele afago apertado como deveria ser. Vai ser complicado», concluiu.

O arranque dos testes, hoje, em Loulé, foi acompanhado por José Apolinário, secretário de Estado designado pelo Governo para a coordenação regional das medidas relativas à Covid-19, por Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, e ainda por Margarida Flores, a diretora distrital da Segurança Social.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 




 

Comentários

pub