Municípios algarvios dão mais 600 mil euros para comprar ventiladores

A AMAL assinou, há cerca de duas semanas, um protocolo com o ABC para aquisição de 30 ventiladores invasivos

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve transferiu mais 600 mil euros para o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC) para compra de ventiladores e outro tipo de material para o combate à Covid-19. 

Tal como o Sul Informação já noticiou, houve problemas na aquisição, por parte da AMAL, dos 30 ventiladores previstos.

Segundo o presidente António Miguel Pina, os equipamentos, que custariam 1,3 milhões de euros, «estiveram encomendados, mas acabaram por não nos ser fornecidos devido ao facto de o mercado estar muito competitivo».

Assim, os municípios algarvios vão comprar outros ventiladores que custam mais 600 mil euros.

A decisão foi tomada na última reunião do Conselho Intermunicipal, que decorreu no passado dia 3 de Abril. A verba vai permitir também adquirir mais material, a ser distribuído pelos concelhos, para responder às necessidades que de centros de saúde, corporações de bombeiros, IPSS e agentes da autoridade.

A AMAL assinou, há cerca de duas semanas, um protocolo com o ABC para aquisição de 30 ventiladores invasivos, termómetros e material de proteção individual, de que são exemplos máscaras, luvas e fatos, destinados aos hospitais da Região.

A AMAL procura, assim, ajudar a responder à situação excecional que se vive, com a proliferação de casos registados de contágio de COVID-19 e que exige a aplicação de medidas extraordinárias e de carácter urgente.

Os presidentes de câmara apelam, novamente, a toda a população do Algarve para que continue a assumir, nos seus hábitos e comportamentos, as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

Comentários

pub