Algarve vai receber 15 ventiladores «na próxima semana»

AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve está com problemas em conseguir comprar os 30 ventiladores que tinha previsto

O Algarve vai receber 15 ventiladores na «próxima semana» para reforçar os hospitais de Faro e Portimão no âmbito do combate à Covid-19. 

Ana Paula Gonçalves, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA), explicou, em conferência de imprensa realizada na sexta-feira, 3 de Abril, que o fornecedor destes equipamentos «disse que recebemos os 15 novos ventiladores na próxima semana».

Foram encomendados outros 10, mas esses não é certo que cheguem, uma «vez que a procura está a ultrapassar a oferta».

Segundo esta responsável, o Hospital de Portimão tem, nesta altura, 12 ventiladores, com a possibilidade de utilizar mais sete dos que estão, por exemplo, em blocos operatórios. «Não são os indicados, mas em circunstâncias urgentes podem ser utilizados», explicou.

Já no Hospital de Faro, há os mesmos 12, com a possibilidade de serem usados mais seis, também dos blocos operatórios.

Perante a pandemia da Covid-19, Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, adiantou que a região «tem uma capacidade máxima» de 77 pontos para colocar doentes ventilados: 44 em Faro e 33 em Portimão.

Quanto à AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, está com problemas em conseguir comprar os 30 ventiladores que tinha previsto.

Segundo o presidente António Miguel Pina, os equipamentos, que custariam 1,3 milhões de euros, «estiveram encomendados, mas acabaram por não nos ser fornecidos devido ao facto de o mercado estar muito competitivo».

De momento, segundo o líder da AMAL, «temos a informação de que conseguiremos comprar outros ventiladores, mas que vão custar mais 600 mil euros».

«Em sede da AMAL, já chegámos ao consenso de que vamos contribuir com esse dinheiro e esperamos novidades na próxima semana quanto à aquisição», concluiu.

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

Comentários

pub