Mais infetados com Covid-19 entre trabalhadores agrícolas fazem “disparar” casos em Tavira [com mapa interativo]

Sul Informação disponibiliza mapa da distribuição de casos no Algarve

 

Novos casos positivos de Covid-19 entre um grupo de trabalhadores agrícolas levaram a que o número de casos confirmados da doença em Tavira mais que dobrasse, de ontem para hoje.

Esta segunda-feira, o boletim de situação da epidemia de Covid-19 da Direção-Geral de Saúde dá conta de que há já 24 infetados em Tavira, quando no domingo eram 11. Segundo revelou ao Sul Informação fonte oficial, estes novos casos «estão ligados aos trabalhadores que estavam num armazém», colegas de outros seis que já haviam sido diagnosticados com a  doença – um que está no hospital e outros cinco, confirmados ontem.

Ao todo, viviam nesse armazém existente na freguesia de Santo Estêvão 26 trabalhadores, um dos quais se sentiu mal na passada quarta-feira e foi diagnosticado com Covid-19. Entretanto, mais trabalhadores fizeram o teste e o número de infetados em Tavira disparou.

Hoje, ao final da tarde, a Câmara confirmou, num esclarecimento, que «apesar do aumento significativo do número de infetados no concelho de Tavira, este insere-se, exclusivamente, no mesmo grupo» de trabalhadores agrícolas da Cruz do Areal.

«Após os testes a todos os elementos, confirmaram-se mais doze casos positivos, dois dos quais foram, ontem, transportados pelo INEM para o hospital de Faro onde ficaram hospitalizados, os restantes elementos foram, hoje, transferidos para a área de isolamento no Parque de Feiras e Exposições, onde por força da sua condição, estão em isolamento social, tendo para o efeito sido tomadas todas as medidas necessárias à sua comodidade e confinamento», acrescentou a autarquia.

«A sua monitorização está a ser realizada em comunhão de esforços pelas diversas entidades locais que constituem a Proteção Civil Municipal. O contacto efetuado pelas forças de segurança e pela autoridade de saúde é feito com regularidade e sempre que necessário. A evolução da condição dos diversos elementos é avaliada por uma equipa de profissionais do Centro de Saúde, sendo acionados os diferentes procedimentos médicos de acordo com os resultados obtidos», concluiu a Câmara de Tavira.

Também em Albufeira houve uma subida significativa de mais quatro casos, desde ontem. Neste concelho, onde também se registaram duas das mortes ocorridas no Algarve, o número de casos contabilizados na caraterização demográfica dos casos confirmados (por concelho) da DGS é agora de 44.

Em Faro, outro dos concelhos mais afetados pela pandemia de Covid-19, há agora 39 casos confirmados, segundo a Direção-Geral de Saúde. A mesma entidade diz que há mais dois casos em Olhão, elevando o total para 9, e mais um, tanto em Portimão como em Silves, onde os totais de infetados são agora, respetivamente, 24 e 11.

Estes novos casos são alguns dos 28 casos a mais de Covid-19 que o Algarve tem hoje, segundo o boletim de situação diário da pandemia de hoje.

Entretanto, em Loulé, o número de casos confirmados contabilizados  pela DGS, 39, ainda não reflete a realidade vivida neste concelho, onde, como o mapa indica, há (pelo menos) 48 pessoas infetadas.

Segundo revelou ao nosso jornal Vitor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, os 21 casos detetados num lar de Boliqueime estão ser gradualmente inseridos neste levantamento. Parte foi «refletida ontem no boletim da DGS» e «hoje, em princípio, seria a restante».

O edil louletano diz que não tem conhecimento de mais casos ligados a Boliqueime que tenham entretanto surgido.

Em Vila Real de Santo António, como o Sul Informação noticiou esta manhã, registaram-se ontem as primeiras vítimas mortais, dois idosos com mais de 80 anos.

Poderá haver discrepância entre o número total de casos e aqueles que são, no mapa, distribuídos por concelho, uma vez que a informação divulgada pela DGS, apresentada por concelho, se «refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 79% dos casos confirmados».

 

 

Veja aqui o mapa ampliado

 

 

Nota 1: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

 

Nota 2: Actualizada às 19h00 de dia 6 de Abril com dados sobre os novos casos de Tavira, na sequência de esclarecimento da Câmara Municipal

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 




Comentários

pub