Covid-19: Utentes e funcionários de Lar de São Brás de Alportel testados «em jornada intensiva»

Até ontem, foram testados 14 lares de idosos no Algarve

Os utentes do Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel e todos os funcionários, que estão em contacto direto ou indireto com os idosos, foram testados, esta sexta-feira, 10 de Abril, à Covid-19.

Os 156 testes foram feitos por uma equipa de seis profissionais do Algarve Biomedical Center, que se deslocaram em três ambulâncias cedidas pelos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alporte, «numa jornada intensiva de três horas», que foi acompanhada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.

A autarquia são-brasense realça que esta «ação foi desencadeada numa perspetiva preventiva e que nesta instituição não existe qualquer caso sinalizado ou em vigilância».

Segundo a Câmara Municipal, «pretende-se agir na prevenção e antecipar as ações e, em simultâneo, manter em segurança e serenidade, os seniores institucionalizados e as suas famílias que, no contexto atual de pandemia, se encontram impedidas de os visitar».

Em nota enviada às redações Município de São Brás de Alportel e a Santa Casa da Misericórdia «agradecem publicamente ao ABC – Algarve Biomedical Center e ao Centro Distrital de Segurança Social, pela realização desta ação, que resulta de um protocolo firmado pelo Governo entre aquele centro, o Ministério da Saúde e a Universidade do Algarve, assim como aos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, pela colaboração, nesta importante iniciativa de prevenção da propagação do vírus».

Esta iniciativa, acrescenta a autarquia, «complementa um amplo conjunto de ações que a Santa Casa tem vindo a realizar, reformulando todos os seus espaços, equipamentos e equipas numa megaoperação de proteção dos idosos».

O Município de São Brás de Alportel enaltece, por isso, «o esforço e dedicação desta instituição de solidariedade social, dirigida pelo provedor Júlio Pereira e agradece reconhecidamente a todos os trabalhares e voluntários, pela enorme dedicação e excelente trabalho que estão a fazer, para prevenir e antever as respostas, neste contexto tão difícil que todos estamos a viver».

Até esta sexta-feira foram testados, pelo ABC, utentes e funcionários de 14 lares de idosos nos concelhos de Albufeira, Alcoutim, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão e São Brás de Alportel.

Comentários

pub