Algarve Biomedical Center já testou 14 lares de idosos em sete concelhos algarvios

Não há, até agora mais casos positivos entre utentes e funcionários dos lares

Equipa do ABC em ação no lar da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel

Utentes e funcionários de 14 lares de idosos nos concelhos de Albufeira, Alcoutim, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão e São Brás de Alportel já foram testados à Covid-19, pelo Algarve Biomedical Center (ABC), revelou esta sexta-feira, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, na conferência de imprensa semanal na sede do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, em Loulé.

Desta campanha de rastreio nos lares, ficou a saber-se que, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, além da sua diretora, havia 21 utentes positivos, bem como «mais três funcionárias», como explicou hoje a delegada regional de Saúde do Algarve, na mesma conferência de imprensa.

Ontem, foi feita a descontaminação do segundo piso do lar, numa operação cujo arranque o Sul Informação acompanhou. Essa descontaminação, acrescentou Ana Cristina Guerreiro, destina-se a «conseguir que todos os utentes possam ali viver, mas em alas separadas».

Atualmente, e como medida de contenção, as pessoas cujas análises deram negativo estão alojadas num hotel em Vilamoura, tendo permanecido no lar os positivos e os casos inconclusivos, embora separados.

 

Ana Cristina Guerreiro, delegada Regional de Saúde – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Aquela responsável disse ainda que hoje foram conhecidos «mais dois casos» confirmados relativos ao lar de Boliqueime, mas adiantou que isso está «dentro do que era esperado. É natural que possa acontecer a passagem de negativo a positivo». As autoridades de saúde estão agora a ter uma «atenção redobrada em relação às sintomatologia», tendo também sido feitos novos testes aos casos inconclusivos.

De qualquer modo, sublinhou a delegada regional de Saúde, corroborando o que ontem tinha sido anunciado pelo presidente da Câmara de Loulé, «a sintomatologia dos idosos deste lar que são casos confirmados tem sido leve», e apenas um deles precisou de ser internado no hospital de Faro.

Nos restantes lares onde os testes já foram feitos pelos técnicos do ABC, não surgiu até agora «nenhum caso positivo», garantiu Ana Cristina Guerreiro. «Maioritariamente são negativos e há um ou outro inconclusivo».

Entre os lares sujeitos ao rastreio, há o caso do lar da Santa Casa da Misericórdia em Vila Real de Santo António, onde tinha surgido um caso confirmado, de um técnico da manutenção exterior desta IPSS. Ao que o Sul Informação apurou, os testes feitos deram negativo, para todos os funcionários e utentes.

Hoje mesmo, Sexta-Feira Santa, foram testados todos os utentes do Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, bem como todos os colaboradores.

Segundo a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, uma equipa de seis profissionais do Algarve Biomedical Center, transportada «em três ambulâncias cedidas pelos Bombeiros Voluntários são-brasenses», realizou «156 testes, numa jornada intensiva de três horas, acompanhada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil» deste concelho.

 

A equipa do Algarve Biomedical Center

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

Comentários

pub