Albufeira chega aos 71 infetados, Loulé tem 60 [com mapa interativo]

A situação no Algarve mantém-se estável, ao que indicam os números da DGS

 

 

Albufeira ultrapassou a fasquia das sete dezenas e Loulé tem já 60 casos confirmados de Covid-19. Estas são os valores que saltam à vista na caraterização demográfica por concelho dos infetados com o novo coronavírus, em Portugal, divulgada no boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS) de hoje.

No dia em que este relatório deu conta, pela primeira vez, a nível nacional, de um número mais elevado de pessoas recuperadas do que de mortes, o Algarve continua com números que parecem indicar uma estabilização da pandemia na região,ao apresentar apenas mais dois casos desde ontem.

Numa análise mais fina, a do número de pessoas infetadas por concelho, foram hoje reportados bastantes mais casos do que esses, na atualização do número geral.

Em relação a ontem, o número de casos contabilizados em Albufeira subiu em sete, para um total de 71. Este concelho é o único do Algarve onde foi admitido oficialmente pelas autoridades de saúde que há transmissão comunitária e aquele com mais infetados pelo novo coronavírus, na região.

Em Loulé, houve um aumento de sete casos registados no boletim, de ontem (53) para hoje (60). Aqui, são os utentes e funcionários do lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime que mais pesam na contagem.

Segundo as atualizações que Sílvia Sebastião, provedora da instituição, faz diariamente, até agora houve 29 utentes que deram positivo para Covid-19. Entre eles, contava-se  a idosa de 92 anos que faleceu no domingo, como o Sul Informação deu conta em primeira-mão, que era a mãe da escritora Lídia Jorge. Entre os funcionários, haverá 11 infetados com o novo coronavírus.

O facto de haver sete casos a mais tanto em Albufeira, como em Loulé, terá a ver com os acertos que vão sendo feitos pela DGS diariamente. É que, como esta Direção-Geral frisa, não é apresentada no seu relatório a totalidade dos casos, embora a percentagem tenha vindo a subir – são já 83%.

Esta entidade tem vindo, de resto, a convergir com os números que já eram conhecidos e que o Sul Informação foi apurando junto de diversas fontes.

Quanto a casos recuperados, a Câmara de Portimão dá conta de mais um no seu concelho, elevando o número total para 19. Recorde-se que, segundo revelou a Delegada Regional de Saúde na conferência de imprensa semanal, na sexta-feira havia 37 pessoas recuperadas da doença no Algarve.

 

 

Veja aqui o mapa ampliado

 

 

Nota 1: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

Nota 2: Pode haver discrepância entre o número total de casos e aqueles que são, no mapa, distribuídos por concelho, uma vez que a informação divulgada pela DGS, apresentada por concelho, se «refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 82% dos casos confirmados». Leia as restantes explicações constantes do mapa.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




 

Comentários

pub