Albufeira é o único concelho algarvio onde já há «transmissão comunitária» de Covid-19

Há 56 casos confirmados no concelho

Albufeira é o único concelho algarvio onde já há «transmissão comunitária» de Covid-19, revelou hoje Ana Cristina Guerreiro, delegada regional de Saúde, na conferência de imprensa que teve lugar esta manhã na sede do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, em Loulé.

Em Albufeira, que, com 56 casos confirmados da doença e dois óbitos, é o concelho algarvio mais afetado, «a transmissão do vírus pode estar a circular na comunidade», uma vez que, não se consegue estabelecer, nestes novos casos surgidos nos últimos dias, qual a cadeia de contágio, explicou a delegada regional de Saúde.

«Albufeira é um concelho pequeno, com uma grande concentração populacional» em especial no litoral, o que pode ajudar a explicar a sua situação.

Questionada sobre se está a ser equacionada a criação de um cordão sanitário em Albufeira, Ana Cristina Guerreiro admitiu que «já falámos disso, mas não nos parece ainda ser necessária uma medida tão drástica, até porque, nos últimos dias, o número de casos novos [naquele concelho] tem sido sustentado, não disparou».

Aquela responsável acrescentou que uma particular «preocupação» da Autoridade de Saúde são os «migrantes, os trabalhadores rurais», que, nesta altura do ano, estão ou vêm para o Algarve para trabalhar «nas colheitas de frutos nas estufas» e em outras tarefas agrícolas.

Depois do caso de Faro, com o grupo de imigrantes que foi colocado em quarentena no pavilhão de uma escola, tendo um deles sido mesmo internado no hospital, no Algarve houve já outras três situações envolvendo trabalhadores agrícolas, em Tavira, em Albufeira e em Silves. Todas estas situações estão controladas, frisou.

«Os migrantes são um grupo particular, por várias razões. Primeiro, porque têm dificuldade de comunicação» e por isso «poderão não estar tão informados» como o resto da população. Depois porque, «tal como os nossos emigrantes portugueses», estes estão cá «para ganhar dinheiro, para enviar para as suas famílias» e, muitas vezes, «trabalham até aguentar». Isso «dificulta a deteção precoce dos casos».

A delegada regional de Saúde garantiu que «estamos todos muito alerta» em relação a estes grupos. E o que se poderá fazer mais? Para já, explicou, «é necessário criar, com os empregadores e com eles próprios, uma relação de confiança». Depois, está a ser produzida «informação nas suas línguas», para entregar aos imigrantes.

Em Albufeira, os primeiros casos de infeção por Covid-19 surgiram entre turistas estrangeiros a passar largas temporadas no concelho e entre portugueses aí residentes. Só depois surgiram alguns casos entre um grupo de trabalhadores agrícolas imigrantes.

Por seu lado, na mesma conferência de imprensa, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve disse que «esta foi uma semana de estabilidade» nos números de casos de Covid-19 no Algarve, já que o seu crescimento «em termos médios, foi inferior a 5% por dia».

Paulo Morgado acrescentou que, nas três áreas dedicadas à Covid-19 instaladas nos centros de saúde do Algarve, onde são acompanhados os casos mais ligeiros, o número de atendimentos diários «nunca supera» os 20 e, «no Sotavento, nem supera os 10».

Tendo em conta a situação de Albufeira, em que a transmissão já se está a fazer entre a comunidade, a delegada regional apelou ainda a que os albufeirenses, e quem se desloca àquele concelho, cumpram à risca as regras do distanciamento e isolamento social: «mantenham-se em casa, restrinjam os contactos sociais».

Quanto às pessoas que, apesar de todas as recomendações, vieram de fora da região para o Algarve passar a Páscoa, aquela responsável considera que, se todos seguirem as regras e ficarem em casa (nem que seja nas segundas residências ou casa de férias), esta situação «não terá grande impacto na nossa situação epidemiológica».

 

Veja aqui o mapa com os casos do Algarve

Nota: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

Comentários

pub