Aumentam os casos de Covid-19 em Lar de Boliqueime

No total, são 37 as pessoas infetadas, entre utentes e funcionários

Lar da SCM de Boliqueime – Foto: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

São já 26 os utentes e 11 os funcionários do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Boliqueime com Covid-19, anunciou a instituição num comunicado, publicado ontem, dia 15, na sua página de Facebook.

A SCM desta freguesia do concelho de Loulé veio a público fazer um ponto da situação da evolução do surto detetado entre funcionários e idosos, para informar os familiares, mas também a comunidade.

O comunicado assinado por Sílvia Sebastião, provedora da instituição, faz, logo à partida, a atualização do número de casos. Desde dia 3, em que foi anunciado que 21 dos 59 utentes deste lar estavam infetados pelo novo coronavírus, o número de doentes confirmados subiu para um total de 37.

«Atualmente, entre os utentes, temos assim um total de 33 negativos e 26 positivos. Ao nível dos funcionários da instituição, temos um total de 56 negativos e 11 positivos», resumiu.

Apesar de «a larga maioria continuar assintomática, sem manifestar, por isso, sintomas da doença», foi necessário evacuar para o Hospital de Faro uma utente «que já ontem [dia 14] se encontrava com tosse persistente». Os familiares diretos desta senhora já foram  «pessoalmente informados».

A provedora da SCM de Boliqueime anunciou, ainda, que a partir de hoje, a instituição contará «com serviços de enfermagem sete horas por dia, a prestar cuidados de saúde aos utentes Covid-19 no lar», fruto do apoio do Agrupamento de Centros de Saúde Algarve Central.

«Paralelamente, e numa base diária, contamos também com apoio médico tanto aos utentes sediados no hotel, como aos que se encontram no lar».

Neste último caso, a SCM refere-se aos idosos que estão alojados numa unidade hoteleira de Vilamoura, local onde também se encontram trabalhadores. Todos eles tiveram testes negativos, numa primeira fase.

Ontem, diz a responsável pela Misericórdia de Boliqueime, foram feitos novos testes aos que estão alojados no hotel, bem como aos próprios funcionários da unidade.

Hoje, quinta-feira, a Câmara de Loulé irá promover uma ação de higienização e limpeza do piso 2 do lar, que foi alvo de uma ação de descontaminação há uma semana. Este trabalho será levado a cabo «por uma empresa especializada».

«Esperamos assim, e logo que a autoridade de saúde entenda estarem reunidas as condições adequadas, que os utentes que se encontram no hotel possam regressar ao lar (piso2) e ao espaço que tão bem conhecem e onde se sentem bem», rematou Sílvia Sebastião.

Comentários

pub