Já há 37 pessoas recuperadas da Covid-19 no Algarve [com mapa interativo]

Situação da pandemia no Algarve é «estável e confortável», mas há que manter as medidas e o distanciamento

Já há 37 pessoas recuperadas da Covid-19 no Algarve, anunciou hoje a Delegada Regional de Saúde na conferência de imprensa semanal na sede do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, em Loulé. Ou seja, um número de recuperados bem superior ao número de óbitos, que se cifra em 10.

Ana Cristina Guerreiro acrescentou que, dos casos confirmados no Algarve, estão internados 24 doentes, dos quais 5 em unidade de cuidados intensivos. Também já tiveram alta 40 doentes, enquanto 411 pessoas estão em vigilância ativa.

Segundo os dados do boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde, divulgados ao fim da manhã, o Algarve soma já 305 casos confirmados, ou seja, mais cinco infetados do que ontem.

A delegada regional de Saúde do Algarve acrescentou que, no Algarve, a situação da pandemia é «estável e confortável», embora subsistam alguns «focos de preocupação». São eles os grupos de imigrantes, na sua maioria trabalhadores agrícolas, e o lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime.

No caso dos grupos de migrantes de Tavira, concelho que tem agora 35 casos confirmados, a situação mantém-se estável. Um dos grupos mantém-se em confinamento na ZAP instalada em Santo Estêvão, enquanto outro grupo está «sob vigilância» na casa onde estava alojado, junto ao seu local de trabalho, explicou.

Em Armação de Pêra, o número de pessoas infetadas tem vindo «a alargar-se de forma tranquila», ou seja, explicou Ana Cristina Guerreiro, «não temos encontrado muitos novos casos de um dia para o outro». O concelho de Silves soma 21 casos.

Em Albufeira, onde na semana passada a delegada regional de Saúde tinha admitido haver já «transmissão na comunidade», a situação está agora «estabilizada». Também aí estes casos mais recentes têm a ver com imigrantes. No total, há 63 doentes confirmados.

Vaz Pinto, comandante distrital de Operações e Socorro, também presente na conferência de imprensa, acrescentou que em Albufeira foi feito «um reforço das medidas de desinfeção dos espaços públicos», nomeadamente em multibancos e paragens de autocarro, por exemplo.

O que se está a passar em Albufeira, frisou a delegada regional de Saúde, «está dentro da nossa expectativa», pelo que «não carece de nenhuma medida excecional».

Outro foco que continua a causar preocupação é o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, que aquela responsável admitiu ser «um processo dinâmico, uma vez que aquelas pessoas tiveram contacto umas com as outras». Por isso, explicou, há idosos e funcionários que «testaram inicialmente negativo, mas que depois passaram a positivo ou doença». Daí que tenham sido importantes as medidas tomadas mal se descobriu este foco, há cerca de duas semanas.

Os números mais atualizados, apontam para um total de 37 pessoas infetadas no lar, dos quais 26 são utentes e 11 são funcionários. O concelho de Loulé soma um total de 52 casos confirmados.

Ana Cristina Guerreiro revelou ainda que «esta noite, por volta das 23h00», dois idosos que fazem parte dos que testaram negativo e têm estado alojados num hotel em Vilamoura, foram levados para o hospital de Faro.

A delegada regional de Saúde fez questão de esclarecer que estes utentes do lar não foram para o hospital por suspeitas de estarem agora infetados por Covid-19, mas «por outras patologias», «por alterações na sua situação de saúde».

No entanto, há outros dois idosos internados no hospital de Faro, estes sim doentes com o novo coronavírus.

 

 

Veja aqui o mapa ampliado

 

 

Nota 1: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

Nota 2: Pode haver discrepância entre o número total de casos e aqueles que são, no mapa, distribuídos por concelho, uma vez que a informação divulgada pela DGS, apresentada por concelho, se «refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 82% dos casos confirmados». Leia as restantes explicações constantes do mapa.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




 

 

Comentários

pub