ABC ensina a fazer máscaras com papel de rolo de cozinha

A máscara deve ser usada «numa lógica de “Eu protejo-te a ti e tu proteges-me a mim”»

O Algarve Biomedical Central (ABC), que tem estado na linha da frente do combate à Covid-19, emitiu uma recomendação onde ensina a fazer uma máscara de uso comunitário com papel de rolo de cozinha. 

O ABC, consórcio que junta a Universidade do Algarve e o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, explica como «a análise dos vários estudos realizados até ao momento leva-nos a aconselhar o uso generalizado de uma máscara feita com dupla camada de tecido de almofada ou tecido de TShirt (100% algodão) e dupla camada de papel de rolo de cozinha».

«A dupla camada de tecido de almofada ou tecido de T-Shirt (100% algodão) deverá ser costurada de forma a mimetizar a máscara cirúrgica, ou seja, com pregas que se orientem todas para baixo e apresentando duas pequenas dobras na parte superior e inferior, que suportem a colocação interna do papel de cozinha».

«A dupla camada de papel de cozinha deverá ser feita de forma a que a orientação das folhas seja cruzada uma em relação à outra (ver representação em baixo). A bainha na parte superior da máscara deverá conter um pequeno arame, permitindo o ajuste da máscara ao nariz», diz.

 

 

Nesta recomendação, o ABC explica como «a conceção da máscara ideal para uso da população em geral deverá ter em conta o grau de filtração da máscara, o seu grau de respirabilidade e conforto (de forma a serem suportadas durante longos períodos de tempo), a possibilidade de manutenção da máscara sem deterioração destas características e ser feita com materiais baratos e de uso comum».

De resto, o ABC alerta para o facto de a contaminação da máscara poder ser um «veículo de transmissão, devido à potencial acumulação de partículas virais vindas do exterior e possibilidade de autoinoculação».

Por isso, «propomos que a camada em contacto direto com a boca do utilizador (papel de cozinha) seja descartada a cada três horas de uso contínuo e que a parte exterior da máscara (tecido 100% algodão) seja lavada com água e sabão no final de cada dia», conclui.

É que, conclui a recomendação, a máscara deve ser usada «numa lógica de “Eu protejo-te a ti e tu proteges-me a mim”», para a qual também deve contribuir «a diminuição do contacto direto das mãos com o nariz ou boca».

Para ler a recomendação, clique aqui.

O ABC é uma das entidades que tem estado na linha da frente do combate à Covid-19, no Algarve, fazendo testes em todos os lares da região, além de ser o responsável, por exemplo, pelo centro de testes drive-thru, no Estádio Algarve.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




Comentários

pub