74 empresas algarvias já receberam apoios do Turismo de Portugal

Empresários podem continuar a candidatar-se a apoios e contam com a ajuda da Região de Turismo do Algarve para o fazer

Créditos: Depositphotos

São já 74 as empresas algarvias que receberam apoios à tesouraria do Turismo de Portugal e 154 as organizações que viram aprovadas candidaturas às linhas lançadas por esta entidade, muitas delas com a ajuda da Região de Turismo do Algarve e da Associação Turismo do Algarve.

Estas duas entidades lançaram há um mês a campanha “Ontem, como hoje, estamos cá para ajudar!”, de divulgação e esclarecimento sobre as medidas de apoio do Governo e do Turismo de Portugal junto das empresas do setor turístico algarvias.

Como o Sul Informação avançou em primeira mão, desde 18 de Março, dia em que a campanha iniciou, até 7 de Abril, havia 25 candidaturas a pagamento das 70 já aprovadas, num universo total de 320 candidaturas.

Entretanto, os números continuaram a subir, dado a grande procura pela linha de apoio, que, mais do que prestar esclarecimentos, serve para ajudar os empresários a montar as suas candidaturas aos diferentes apoios, como já antecipava na altura João Fernandes, presidente da RTA e da ATA, em declarações ao nosso jornal.

Desta forma, segundo revelou hoje a RTA, o Turismo de Portugal já tinha recebido, até à passada segunda-feira, «430 candidaturas  de micro, pequenas e médias empresas do setor turístico do Algarve» à sua linha de apoio à tesouraria.

«De acordo com os dados disponíveis até 13 de abril, 154 candidaturas já foram aprovadas e 72 já receberam os respetivos apoios financeiros no valor total de mais de 640 mil euros», acrescentou a mesma entidade.

 




 

Na entrevista que deu há cerca de uma semana ao Sul Informação, João Fernandes revelou que a larga maioria destas candidaturas são de micro empresas, que são as organizações que têm acesso à linha com condições mais vantajosas e que tem as regras mais flexíveis, uma vez que é gerida diretamente pelo Turismo de Portugal, sem envolvimento da banca.

Esta linha de apoio «não tem juros e é especificamente desenhada para este tipo de empresas. Ela atribui 750 euros por mês por trabalhador, até um período máximo de três meses. Pode ir até 20 mil euros de apoio», segundo o presidente da RTA e da ATA.

Para João Fernandes, «estes dados são já um sinal positivo para as empresas turísticas neste período de especial adversidade. A nossa equipa continuará a tudo fazer para responder às necessidades dos empresários e dos trabalhadores de um setor essencial para a economia da regional e com grande representatividade no PIB nacional».

Os empresários interessados podem continuar a contar com o Gabinete de Apoio ao Empresário da RTA «para que possam informar-se, de forma personalizada através de profissionais especializados, sobre estas linhas de crédito, bem como medidas de flexibilização em matéria fiscal e contributiva, legislação laboral extraordinária e aceleração do pagamento de incentivos PT 2020».

Ao dispor têm também o “Guia das Medidas de Apoio às Empresas“, um boletim informativo que resume a informação mais recente e em permanente atualização.

 




 

Comentários

pub