Algarvios Luís Niza e Paulo Baptista sobem ao 4º lugar no Mundial de Vela

Campeonato do Mundo decorre até amanhã, 11 de Julho

Créditos: OSGA – João Ferreira

Os algarvios Luís Niza e Paulo Baptista, naturais de Tavira, subiram, esta terça-feira, 9 de Julho, ao 4º lugar da classificação geral no Campeonato do Mundo da classe 420 de Vela, que decorre em Vilamoura.

Os atuais campeões nacionais conseguiram o salto na classificação graças a uma 5ª e a uma 3ª posição nas duas regatas de ontem. Luis Niza e Paulo Baptista estão, de resto, em igualdade pontal com os terceiros classificados.

«Damo-nos bastante bem com este tipo de vento, nos dias de vento mais forte também fizemos bons lugares, à exceção de ontem na 1ª regata, mas temo-nos mantido sempre no top 10, o que é muito bom. A regularidade é muito importante neste tipo de campeonatos com seis dias de regatas. Definitivamente, hoje o dia correu muito bem», referiu Paulo Baptista.

Segundo a organização, «o dia não foi fácil» para os quase 500 velejadores do Mundial.

Depois de vários dias com vento forte, esta terça-feira, primeiro dia da fase das regatas finais, «o vento caiu bastante, o que exigiu mais concentração por parte das equipas que têm estado na liderança das diferentes categorias».

Os 465 velejadores foram divididos entre as frotas de ouro e prata nas três categorias (Open, Femininos e Under17) e cumpriram as habituais duas regatas, nas quais o vento não ultrapassou os cinco nós.

Em Open, na frota de ouro, os atuais campeões do mundo, Seb Menzis/Blake McGlashan mantêm-se no 1º lugar mas os compatriotas Mason Mulcahy/Andre Van Dam caíram do 2º para o 5º posto, deixando as duplas espanholas, Nacho Davila/Javier Mestre e Martin Winzer/Pedro Ameneiro ocuparem os 2º e 3º lugares, respetivamente.

Na categoria feminina, na frota de ouro, as britânicas Vita Heathcote e Milly Boyle mantêm a liderança mas também aqui o talento espanhol começa a ser evidente nesta luta pelo título mundial. A dupla Paula Van Wieringen/ Maria Del Mar Gil ocupa agora a 2ª posição, depois de terminar as duas regatas do dia no 5º e 2º posto.

Outra tripulação espanhola (Patricia Reino e Isabel Laiseca) esteve em destaque ao vencer a segunda regata do dia.

«Eu creio que as equipas espanholas este ano e no ano passado estiveram muito fortes e acredito que este ano vamos mostrar tudo o que valemos», resumira.. As italianas Irene Galici e Petra Gregori mantêm-se no 3º lugar da geral.

Na frota de ouro da categoria sub17, os primeiros lugares não sofreram alterações. Os gregos Odysseas Spanakis e Konstaninos Michalopoulos continuam a mostrar todo o seu nível: defendem o 1º lugar de forma destacada e a mais de 12 pontos dos franceses Ange Delerce/ Thimothee Rossi. A 3ª posição continua a pertencer aos alemães Florian Krauss e Jannis Suemmchen.

A fase final do campeonato continua até esta quinta-feira, dia 11.

Comentários

pub