CCDR Algarve vai estar em força na Bienal de Turismo de Natureza

Autocaravanismo, encontros empresariais e oficinas sobre Turismo de Natureza fazem parte do programa da CCDR na BTN

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCDR) do Algarve vai estar na Bienal de Turismo da Natureza (BTN), em Aljezur, de 22 a 24 de Fevereiro, para divulgar a rede de apoio ao caravanismo, pôr empresas a falar entre si, dar a conhecer as oportunidades de voluntariado, na Europa, e esclarecer sobre as Eleições Europeias que se avizinham.

As diversas iniciativas que a CCDRA Algarve tem previstas são promovidas em colaboração com a Enterprise Europe Network – Algarve e o centro de informação Europe Direct Algarve, estruturas sediadas nesta entidade.

Durante o certame, será apresentada a campanha de divulgação do site “autocaravanalgarve.com”, promovida pelo Turismo do Algarve com o apoio da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, e a aplicação informática para dispositivos móveis desenvolvida em paralelo, que se destinam a promover a região e apoiar a prática do autocaravanismo no Algarve.

«Na sequência do Protocolo de Colaboração – Autocaravanismo (assinado pela CCDR Algarve, AMAL, Região de Turismo Algarve e Associação de Turismo do Algarve), a CCDR Algarve estruturou e implementou em Dezembro de 2015 a Rede de Apoio ao Autocaravanismo da Região do Algarve (RAARA), que inclui os Parques de Campismo e de Caravanismo (PCC), os Parques de Campismo Rural (PCR) e as Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA), devidamente licenciados pelas entidades competentes e que envolve atualmente três dezenas de espaços em treze municípios», recorda a CCDR algarvia.

No mesmo âmbito, a associação In Loco apresentará a “Rota Serrana”, uma «importante vertente da RAARA localizada nos territórios de baixa densidade do interior da região e desenvolvida em parceria com a CCDR Algarve e com os municípios de Alcoutim, Tavira, São Brás de Alportel, Loulé, Silves, Monchique e Aljezur, no contexto do PADRE – Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Recursos Endógenos».

A BTN também será aproveitada pela Enterprise Europe Network – Algarve (EEN Algarve) para promover um evento internacional de reuniões empresariais, previamente agendadas na plataforma digital, a realizar em espaço reservado.

«O objetivo principal é ajudar as empresas a encontrar parceiros locais, nacionais e estrangeiros, através da discussão de propostas de cooperação e com a assistência de técnicos da CCDR Algarve/Enterprise Europe Network e da Vicentina», explicou a CCDR Algarve.

Os interessados em participar nestes encontros empresariais ainda poderão inscrever-se aqui até ao final do dia de amanhã, quinta-feira, «após o que cada participante terá disponível uma agenda personalizada de reuniões».

 

 

Já o Centro Europe Direct Algarve (CIED Algarve), rede de informação europeia aos cidadãos hospedada na CCDR Algarve, procurará «trazer a dimensão europeia de modo mais evidente à edição de 2019 da BTN, através de um espaço expositivo próprio, dedicado às Eleições Europeias, com informação sobre as prioridades e iniciativas europeias relevantes, sobretudo para a problemática do Turismo de Natureza».

Serão, igualmente, promovidas Oficinas do Conhecimento sobre cicloturismo, voluntariado ambiental e turismo científico.

No sábado, dia 23, entre as 11h45 e as 13h15, decorrerá uma oficina sobre Ecopistas, dinamizada por Filipe Beja, da Infraestruturas de Portugal Património, onde se falará sobre o conceito de ecopista, também designadas por “corredores verdes” para a prática do cicloturismo e de caminhadas.

No mesmo dia, mas entre as 16h00 e as 17h300, decorre a oficina “Voluntariado para a Natureza – Experiências regionais e o Corpo Europeu de Solidariedade”, tendo como mentor o CIED Algarve e que contará com a participação da Agência Portuguesa do Ambiente/Administração Regional Hidrográfica do Algarve e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Aqui, «serão apresentados duas experiências regionais: Voluntariado para a Floresta e Voluntariado Ambiental para a Água e duas iniciativas europeias ativas também na região: Life Escapes e Corpo Europeu de Solidariedade», segundo a CCDR Algarve.

A terceira oficina decorre no domingo, 24 de Fevereiro, das 14h15 Às 15h45 e resulta de uma parceria com a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade do Algarve. Ricardo Canas, chefe da Divisão de Avaliação Ambiental da CCDR Algarve, apresenta uma oficina sobre Património Natural e Cultural do Algarve, onde apresentará a flora e vegetação dos Sítios Classificados da Rocha da Pena e da Fonte Benémola, «consideradas internacionalmente como comunidades vegetais e espécies de especial interesse para turismo científico».

 

Para conhecer o programa da BTN’19, clique aqui.

Leia mais sobre a BTN’19 no Sul Informação.

 

Comentários

pub