Silves apresenta mais um fim de semana que vai ter sabor a laranja

Fim de Semana com Sabor a Laranja decorre entre 15 e 17 de Fevereiro

Silves vai apresentar a 3ª edição do Fim de Semana com Sabor a Laranja, no dia 9 de Fevereiro, sábado, no Mercado Municipal, às 10h00. O Fim de Semana com Sabor a Laranja vai decorrer em simultâneo com a III Mostra Silves Capital da Laranja, que decorre entre 15 e 17 de Fevereiro.

Segundo a Câmara de Silves, «conhecer e degustar os pratos apresentados pelos 19 “chefes” dos restaurantes aderentes a este fim de semana gastronómico e diferente é o principal objetivo desta ação».

No Fim de Semana com Sabor a Laranja, vão participar os restaurantes A Ladeira, A Mesquita 2, Barbinha, Café Inglês, Casa Velha, Churrasqueira Valdemar, Marisqueira Rui, O Barradas, O Pina, Paulo´s Piza, Pérola do Arade, Ponte Romana, Porco Goloso, Recanto dos Mouros, Sushi Love, Taberna Almedina, Tasca do Bené, Ú Monchiqueiro 1 e Ú Monchiqueiro 2.

Nesta iniciativa, haverá não só pratos tradicionais, como entrecosto no forno com laranja, ou rojões de porco com migas com laranja, como também pratos de alta cozinha, como magret de pato com molho de laranja de Silves.

Há ainda propostas criativas e originais como filete de peixe-gato frito, servido com redução de laranja, e muxama de atum com compota de laranja e amêndoa, e ainda pratos internacionais como pizza de lombo fumado com laranja cogumelo e pimento, porchetta toscana ao sabor de laranja de Silves ou pato com laranja.

Os restaurantes aderentes vai ainda complementar os seus menus com sobremesas feitas com a laranja de Silves. Pudins, mousses e tortas, tudo feito com a laranja local.

As propostas serão empratadas, no dia 9 de Fevereiro, «para que quem esteja presente na apresentação do evento possa ver e abrir o apetite», diz a Câmara de Silves.

A apresentação do Fim de Semana com Sabor a Laranja vai ter a colaboração dos alunos do curso de bar e mesa do Agrupamento de Escolas Silves Sul.

Neste dia, serão ainda «dinamizadas outras atividades que tornarão única esta manhã com sabor a laranja, como provas de “Vinhos de Silves”, degustação dos pratos ou a oferta de sumo de laranja aos visitantes do Mercado Municipal de Silves, com a colaboração da Rota dos Vinhos do Algarve e da Quinta das Filipas», acrescenta a Câmara de Silves.

Esta iniciativa «insere-se na estratégia da autarquia para promoção da marca “Silves, Capital da Laranja” e que procura dar maior notoriedade ao produto laranja, emblemático deste concelho e aos seus produtores».

Para a autarquia, «um fim de semana inteiramente dedicado à gastronomia feita com recurso a este produto permitirá realçar as características de qualidade únicas e reconhecidas, há longos anos, à laranja e demais citrinos produzidos neste concelho, nomeadamente a doçura, quantidade de sumo e delicadeza de aromas excecionais».

Comentários

pub