Albufeira investe 4 milhões de euros nas redes de água e esgotos

Está já em curso uma obra orçada em cerca de um milhão de euros do Plano Geral de Drenagem de Albufeira, que visa evitar que se repitam inundações na baixa da cidade como as que ocorreram em 2015

A Câmara de Albufeira conta investir cerca de 4 milhões de euros em infraestruturas de água e de saneamento até ao final de 2019, em vários locais do concelho.

Só na zona antiga da cidade, nomeadamente na Praia do Peneco, zona do Beato Vicente, Praça dos Pescadores e Rua Cândido dos Reis, será feito um investimento superior a 1,5 milhões de euros.

Já iniciada foi a obra de construção da Estação Elevatória da Praça dos Pescadores e infraestruturas associadas, onde será investido cerca de um milhão de euros. Esta intervenção está inserida no PGDA – Plano Geral de Drenagem de Albufeira, «que apresenta um conjunto de intervenções estruturantes e complementares que visam controlar os problemas de inundação da bacia da ribeira de Albufeira, em particular na zona baixa da cidade», segundo a autarquia.

A Estação Elevatória já em construção é uma das muitas estruturas previstas neste plano. Uma das obras principais é a construção de um novo túnel, de grande capacidade hidráulica, para o desvio dos caudais da ribeira de Albufeira.

O PGDA prioriza, ainda, «a construção de dois coletores, reforço dos dispositivos de captação do escoamento superficial (principalmente na vila de Ferreiras, zona industrial de Vale do Paraíso e na cidade de Albufeira), desconexão do coletor da Rua Cândido dos Reis ao túnel, beneficiação do caneiro da zona baixa e minimização das perdas de carga localizadas na rede de drenagem».

Como lembrou o presidente da Câmara de Albufeira José Carlos Rolo, «esta é uma obra de continuidade do outro mandato. Disse que nenhum dos planos ficaria na gaveta e estou a cumprir a minha palavra».

«Como se sabe, o coletor da Rua Cândido dos Reis encontra-se localizado num ponto baixo. Em tempos de chuva, os caudais que afluem a essa zona, seja por escoamento superficial ou resultando da ocorrência de extravasamentos, não têm forma de serem drenados caso o caneiro se encontre em carga. Assim, prevê-se tamponar a ligação existente ao túnel e proceder à implantação de uma estação elevatória para drenar os caudais afluentes a zona de menor cota topográfica, conduzindo-os para o meio recetor», explicou.

Com estas e outras obras, que deverão estar concluídas em 2021, pretende-se evitar as inundações que que causaram grande destruição na baixa de Albufeira, em 2015.

Também já está em curso, está a obra de remodelação da rede geral de abastecimento de água – distribuição fase 1: zona do Beato Vicente, um investimento de perto de 440 mil euros mais IVA. Neste âmbito, está a ser requalificada a rede de águas pluviais da Rua 1º de Dezembro, quanto às águas residuais pluviais e domésticas e de água de abastecimento, «que pretende solucionar alguns casos pontuais relacionados com problemas ocorridos com roturas recorrentes, bem como problemas de escoamento».

Prestes a iniciar-se estão as empreitadas de requalificação da descarga pluvial e contenção do areal na praia do Peneco, «que vai permitir a solução quase definitiva dos problemas de escorrimento de águas para aquela praia», e de requalificação da descarga pluvial da Praia da Oura.

O município de Albufeira também está a substituir as tampas da rede de águas residuais e pluviais e a proceder à integração de estações de águas residuais no sistema de telegestão.

Comentários

pub