Walking Festival do Ameixial ajudou a reflorestar a Pampilhosa da Serra

Receitas das inscrições do Festival de Caminhadas do Ameixial reverteram para uma ação solidária de reflorestação na zona que ardeu nos grandes incêndios de 2017

O Walking Festival do Ameixial (WFA) caminhou até à Pampilhosa da Serra, na passada quinta-feira, para ajudar a reflorestar uma zona que ardeu nos grandes incêndios que devastaram o centro do país em 2017.

Esta foi a forma encontrada pela QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, que organiza o festival de caminhadas do Ameixial, de ajudar o Walking Weekend – Festival de Caminhadas da Pampilhosa da Serra, «que viu alguns dos seus percursos mais emblemáticos gravemente afectados pelos incêndios de 2017».

Assim, foi estipulado, ainda antes da edição deste ano do Walking Festival do Ameixial, que a receita angariada com as inscrições no festival de caminhadas algarvio seriam usadas nesta ação de reflorestação solidária.

No dia 29 de Novembro, foram plantados parte dos 80 Carvalhos Negral doados pelo WFA numa parte do percurso que liga a Vila de Pampilhosa da Serra à Barragem de Santa Luzia.

«Para além do envolvimento e participação da QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, da Câmara Municipal e dos sapadores florestais de Pampilhosa da Serra, a ação contou também com a participação de um grupo de alunos da Escola Básica local, que preparam várias mensagens de sensibilização colocadas junto às árvores sobre o tema “Semeia uma ideia para tua floresta”», segundo a cooperativa algarvia.

«Esta iniciativa permitiu fortalecer ainda mais os laços existentes estes dois eventos dedicados às caminhadas, e prevê-se que de futuro sejam realizadas mais acções conjuntas de promoção. Uma delas será a presença da organização do Walking Weekend na 7ª Edição do Walking Festival Ameixial, que irá decorrer nos dias 26, 27 e 28 de Abril de 2019, na aldeia de Ameixial, no concelho de Loulé», concluiu a QRER.

Em 2017, a QRER já tinha promovido uma ação semelhante, mas num terreno situado nos Vermelhos, uma localidade situada na freguesia do Ameixial.

Comentários

pub