Festival de Caminhadas de Barão de São João «não podia ter sido melhor»

Logo no primeiro ano, o festival teve 1100 inscrições nas 72 atividades que foram promovidas

O Walk & Art Fest de Barão de São João «não podia ter sido melhor». Quem o garante é a organização do mais recente festival de caminhadas do Algarve, que decorreu nesta aldeia do concelho de Lagos e na Mata Nacional que com ela confina entre os dias 1 e 4 de Novembro e contou com cerca de cinco centenas de participantes.

O festival, organizado pela associação Almargem e pela Câmara de Lagos, «foi um sucesso e tem tudo para se tornar num evento de referência, muito devido à ligação com a arte e à localização estratégica onde Barão de São João se encontra, sendo de fácil acesso. Foi notória a forma como as pessoas ficaram encantadas com esta aldeia com tanto para mostrar».

Nesta primeira edição, houve 1100 inscrições, tendo em conta que muitos dos 500 participantes «acabaram por participar em várias atividades e alguns durante mais que um dia», segundo a organização do evento.

Ao todo, foram promovidas 72 atividades, entre caminhadas, workshops, concertos, atividades de bem-estar e atividades de educação ambiental direcionadas para famílias, 15 das quais esgotaram.

«Destaque para a instalação artística composta por peças de 7 artistas locais que foi criada de propósito para o evento e que acabou por ser um dos ex-libris do festival, que ficará patente na Mata de Barão de São João para quem não a pode apreciar durante o evento», segundo os organizadores do Festival.

Já os «workshops dinamizados pelos artistas parceiros acabaram por ser uma das maiores atrações do programa, tendo em consideração serem temas onde não é usual existir oferta de atividades associada».

«O bom ambiente do Festival e a boa disposição dos participantes foram sem dúvida o aspeto mais relevante. A maior dificuldade, segundo os participantes, foi escolher quais as atividades para realizar tendo em consideração o enorme leque disponível», acrescentou a organização.

Entretanto, está já assegurada a realização da edição de 2019 do festival e até já há datas definidas: entre os dias 1 e 3 de Novembro.

O festival de Caminhadas de Barão de São João integra o calendário do evento Algarve Walking Season (AWS) onde se incluem os outros dois festivais de caminhadas existentes na região (Walking Festival Ameixial e o Festival de Caminhadas de Alcoutim).

O AWS é uma iniciativa coordenada pela Cooperativa QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, aprovada ao abrigo de uma candidatura da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, promovida pelo Turismo de Portugal/Região de Turismo do Algarve.

Comentários

pub
pub