Episódio da série “Histórias do Contrabando” distinguido em festival de curtas-metragens

“A estrela do Norte”, o primeiro episódio da série “Histórias do Contrabando”, gravada em Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, foi […]

“A estrela do Norte”, o primeiro episódio da série “Histórias do Contrabando”, gravada em Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, foi distinguido com o 1º lugar na categoria documentário do festival Machicurtas.

Este certame, organizado pelo município de Machico e pelo grupo de teatro de Machico, celebrou-se pelo terceiro ano consecutivo.

Ildefonso, de 96 anos, natural de Alcoutim, é o protagonista do episódio, realizado por Paulo Vinhas Moreira e estreado no Festival do Contrabando. Ildefonso chegou a fazer contrabando em alto mar. «Para se ser um bom contrabandista primeiro tinha que ser bom “banhador”», diz.

A série documental “Histórias do Contrabando” nasce segundo um conjunto de recolhas de memórias ligadas ao tema do contrabando contadas na primeira pessoa.

Em cerca de três anos o projeto recolheu cerca de 50 testemunhos em suporte audiovisual, de norte a sul da fronteira portuguesa. A busca e o registo é uma constante até à atualidade. Este conjunto de recolhas tem como objetivo principal a preservação da memória coletiva relacionada com as aventuras e desventuras daqueles que, em outros tempos, passavam a fronteira às escondidas da guarda fiscal como forma de subsistência.

Pretende também a interpretação do fenómeno e a sua mutação ao longo de toda a fronteira compreendendo assim as diferentes capacidades, técnicas e dificuldades que cada zona exigia. A série reúne um conjunto de episódios gravados ao longo de toda a fronteira: entre guardas fiscais, contrabandistas e especialistas sobre o tema, em ambos os lados da raia.

 

 

Comentários

pub