Faro e Olhão acionam planos de contingência para proteger população do frio

As Câmaras de Faro e Olhão adotaram medidas para apoiar a população, em especial os sem-abrigo, durante a vaga de […]

As Câmaras de Faro e Olhão adotaram medidas para apoiar a população, em especial os sem-abrigo, durante a vaga de frio que está a afetar a região. Nos dois concelhos há equipas no terreno a distribuir agasalhos e alimentos quentes e, em Faro, o Pavilhão Municipal da Penha está preparado para acolher pessoas que necessitem de um local para pernoitar.

Em Portimão, também foram ativadas equipas especiais de acompanhamento no terreno, para apoiar os munícipes durante a vaga de frio,

Na capital algarvia, desde esta madrugada, há equipas do Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro que estão a integrar o dispositivo da Proteção Civil Municipal em colaboração com os serviços de Ação Social da Câmara Municipal de Faro, Cruz Vermelha Delegação de Faro, Refood e a C.A.S.A.

A autarquia farense explica que «com o objetivo de sinalizar eventuais pessoas sem-abrigo ou com necessidades especiais, estas equipas percorrerão vários pontos do concelho com agasalhos e comida quente, sinalizando e encaminhando pessoas com necessidade de apoio e assistência para o Pavilhão Municipal da Penha onde está instalado um ponto de acolhimento dos necessitados desta ajuda».

No pavilhão será disponibilizada dormida, roupa quente e alimentação e também kits de higiene pessoal.

A autarquia apela à população para ajudar a identificar situações que se enquadrem neste tipo de apoio. Para esse fim, deve ser contactada a central de comunicações do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros de Faro através do número 289888000.

No caso de Olhão, «serão distribuídos alimentos como sopa, sandes e bebidas quentes, assim como mantas e agasalhos».

A equipa que está a desenvolver a ação é constituída por técnicos da Divisão de Planeamento e Ação Social e do Gabinete de Bombeiros e Proteção Civil.

A autarquia Olhanense explica que «esta ajuda à população mais vulnerável será prestada em locais onde habitualmente costumam pernoitar os sem-abrigo, utilizando para o efeito o veículo disponibilizado pelo Gabinete de Bombeiros e Proteção Civil».

A ação, que começou ontem, será repetida hoje e, eventualmente, amanhã «conforme a evolução das condições atmosféricas».

A iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Divisão de Planeamento e Ação Social da Câmara de Olhão e os serviços da Segurança Social. Este apoio será prestado em todo o concelho, com particular incidência na Zona Ribeirinha e na Baixa da cidade.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta situação de tempo frio e seco prolongar-se- á até ao próximo sábado.

 

Comentários

pub