Incendiário apanhado em flagrante na Fóia é ouvido esta tarde no Tribunal

O homem de 49 anos que, no sábado, foi apanhado em flagrante quando ateava um fogo na zona da Fóia, […]

Terra queimada a caminho da Fóia
Terra queimada a caminho da Fóia – foto de Nelson Inácio

O homem de 49 anos que, no sábado, foi apanhado em flagrante quando ateava um fogo na zona da Fóia, na Serra de Monchique, vai ser ouvido esta tarde no Tribunal de Portimão.

O homem, natural de Vila Real de Santo António mas residente em Loulé, que trabalha como barman na Quinta do Lago, foi apanhado por dois militares da GNR que até estavam de folga e que o viram a atear o fogo, juntando um montinho de estevas secas, a que se preparava para dar fogo com um isqueiro.

O homem é ainda suspeito de ter sido o responsável pelos focos de incêndio que, na tarde de sábado, foram começando ao longo de toda a serra de Monchique, ainda nos seus contrafortes sul, a partir da zona de Porto de Lagos, junto ao Aterro Sanitário (concelho de Portimão).

No automóvel do suspeito, foi ainda encontrado um composto com gasolina, que se pensa poder ter sido usado para atear alguns dos focos.

O homem, nas suas primeiras declarações às autoridades, terá dito que está sob o efeito de medicamentos e que é toxicodependente. O Tribunal de Portimão deverá confirmar esta tarde a sua prisão preventiva.

Entretanto, o incêndio de Monchique já está totalmente dominado, mas os meios, apesar de já reduzidos, mantêm-se no local para evitar reacendimentos, uma vez que o dia é novamente de muito calor. Três helicópteros estão a dar apoio, desde manhã, às operações de consolidação.

Comentários

pub