Incendiário detido em flagrante delito pela GNR na Fóia

Um homem foi detido esta tarde em flagrante delito a atear um fogo na encosta Norte da Fóia, concelho de […]

Incêndio na FóiaUm homem foi detido esta tarde em flagrante delito a atear um fogo na encosta Norte da Fóia, concelho de Monchique, onde está a lavrar um incêndio desde as 17h08 deste sábado. Segundo o presidente da Câmara de Monchique Rui André, o homem tem «47 anos e é da zona de Loulé» e será presente a Tribunal já na próxima segunda-feira.

O edil espera «mão pesada por parte da Justiça que não pode permitir este tipo de atos criminosos que estão a pôr em risco a vida de pessoas e bens» e elogiou o «excelente trabalho da equipa do posto territorial de Monchique da GNR». A notícia da detenção já havia sido avançada pelo Correio da Manhã.

O incêndio que continua ativo, com uma frente, e a ser combatido por mais de uma centena de bombeiros foi um dos muitos que deflagraram esta tarde na Serra de Monchique, onde, segundo o 2º comandante operacional das Operações de Socorro do Algarve Abel Gomes, houve «uma situação generalizada de focos de incêndio».

O primeiro deflagrou em Porto de Lagos, ainda no concelho de Portimão, tendo-se seguido muitos outros, que os bomabeiros procuraram debelar como podiam, que “subiram” a Serra até à Fóia. Foi aqui que foi detido o incendiário.

Os Bombeiros e demais forças no terreno já conseguiram dominar outros dois incêndios de maiores dimensões, um em Porto de Lagos e outro nas Caldas de Monchique.

Hoje, cerca das 23h00, o fogo na Fóia estava a ser combatido por 105 operacionais, apoiados por 32 veículos.

Comentários

pub