Candidaturas para Museu Europeu do Ano ainda podem ser enviadas até 24 de Junho

Os novos museus em Portugal e de toda a Europa, ou seja, aqueles que abriram nos últimos três anos, podem […]

EMYA 2017Os novos museus em Portugal e de toda a Europa, ou seja, aqueles que abriram nos últimos três anos, podem ainda candidatar-se, até dia 24 de Junho, ao Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA 2017, European Museum of the Year).

A entrega dos prémios dos EMYA 2017 terá lugar no próximo ano, em Paris, com uma vasta programação de 21 a 24 de junho.

A ficha de inscrição, regulamento e perguntas mais frequentes podem ser descarregados do site do Fórum Europeu de Museus, clicando aqui.

Este que é o mais importante prémio museológico na Europa acaba por ter uma ligação muito profunda ao Algarve, já que José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão, é, desde Março do ano passado, o presidente do júri internacional do Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA-European Museum of the Year Award) e do Prémio Museu Conselho da Europa (CoE).

Gameiro foi escolhido pelo European Museum Forum (EMF – Fórum Europeu dos Museus) para essa importante tarefa em grande parte devido aos prémios internacionais que o Museu de Portimão, sob a sua direção, obteve.

É que, em 2010, dois anos depois de ter sido inaugurado, o Museu de Portimão recebeu o prémio Museu do Ano do Conselho da Europa, tendo sido o segundo equipamento nacional a receber a distinção, em mais de 30 anos de história deste galardão. No ano seguinte, foi a vez da estrutura algarvia ser galardoada com o Prémio “Mundo do Trabalho” atribuído em Dortmund, pelo instituição alemã DASA.

A entrega dos prémios dos EMYA 2017 terá lugar no próximo ano, em Paris, com uma vasta programação de 21 a 24 de junho. Serão, aliás, as comemorações dos 40 anos deste Prémio do Museu Europeu do Ano.

Por isso, anuncia a organização, o evento, que destaca, todos os anos, os novos desafios e a qualidade dos museus europeus, terá lugar no Museu do Louvre, no Centro Pompidou, no Museu de Orsay e ainda na Escola do Louvre.

Este ano, o Museu Europeu de Ano foi o Polin-Museu da História dos Judeus Polacos, no Gueto de Varsóvia. Mas em 2016, a Polónia obteve os dois principais prémios da museologia no Velho Continente, já que o European Solidarity Centre de Gdansk foi galardoado com o prémio Museu Conselho da Europa.

Comentários

pub