Diretor do Museu de Portimão é o novo presidente do júri internacional do Prémio Museu Europeu do Ano

José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão, foi nomeado, pelo European Museum Forum (EMF- Fórum Europeu dos Museus), presidente […]

josé gameiroJosé Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão, foi nomeado, pelo European Museum Forum (EMF- Fórum Europeu dos Museus), presidente do júri internacional do Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA-European Museum of the Year Award) e Prémio Museu Conselho da Europa (CoE), dois dos mais relevantes galardões atribuídos aos museus europeus.

É a primeira vez que um português assume o cargo de direção, no coletivo de júri composto por um conjunto de 10 membros originários de diferentes países europeus.

José Gameiro sucede no cargo ao belga Wim de Vos, membro do Conselho Executivo do Conselho Internacional dos Museus (ICOM Internacional), que em Novembro do ano passado esteve em Portimão, como convidado especial dos Encontros de Outono do ICOM Portugal.

Em 2010, o prémio Museu do Ano do Conselho da Europa, criado em 1977, foi atribuído ao Museu de Portimão, o segundo equipamento nacional a receber a distinção, em mais de 30 anos de história deste galardão. Este ano, a cerimónia de atribuição dos prémios terá lugar em Glasgow, de 14 a 16 de Maio.

Wim de Vos, ao centro, ladeado por José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão, e José Alberto Ribeiro, presidente do ICOM Portugal
José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão, com Wim de Vos e José Alberto Ribeiro, presidente do ICOM Portugal

O Museu de Portimão, inaugurado em 2008, é um equipamento reconhecido enquanto exemplo cultural na região, no país e na Europa, com várias distinções nacionais e europeias entre as quais,o Prémio “Mundo do Trabalho” atribuído em 2011, em Dortmund, pelo instituição alemã DASA.

José Gameiro é diretor científico do Museu de Portimão, tem mestrado em Gestão e Administração do Património Cultural pela Universidade do Algarve, é licenciado em Artes-Plásticas pela Faculdade de Belas-Artes, da Universidade de Lisboa, pertence à direção da Comissão Portuguesa do Conselho Internacional dos Museus ICOM-Portugal, para o triénio 2014/2017 e integra desde 2011 o Júri do EMYA.

Desde 2010, que é membro da Secção dos Museus, da Conservação e Restauro e do Património Imaterial do Conselho Nacional de Cultura, para o qual foi nomeado na qualidade de “personalidade de reconhecido mérito”.

Foi também um dos fundadores da Rede Portuguesa de Museus (2000) e da Rede de Museus do Algarve (2007).

Tem exercido funções de museólogo, formador e professor nas áreas da museologia e do património industrial, sendo responsável pela coordenação e programação das exposições, projetos e atividades nacionais e europeias do Museu de Portimão.

Comentários

pub