Recorde de lixo recolhido num só dia pela Algar foi batido na segunda-feira

A empresa Algar recebeu 290 toneladas de lixo, em apenas um dia, na sua Estação de Transferência de Albufeira, batendo […]

Contentor de lixoA empresa Algar recebeu 290 toneladas de lixo, em apenas um dia, na sua Estação de Transferência de Albufeira, batendo «o recorde absoluto de receção de resíduos num único dia». A marca foi atingida no dia 10 de Agosto e justifica-se com a grande quantidade de turistas que estão, atualmente, a passar férias na região.

Os resíduos indiferenciados, vulgo lixo, que foram recolhidos deram para encher «20 contentores de 30 metros quadrados», que foram transportados para aterro.

A ideia é que, entre estes resíduos que são deitados para os contentores do lixo não haja material que possa ser reciclado ou reutilizado, como embalagens, garrafas ou papel e cartão.

«Se todos fizerem a correta separação, as Câmaras reduzem os custos associados ao tratamento dos resíduos, pois os recicláveis se forem colocadas no ecoponto evitam o seu desperdício no aterro, não aumentam o custo por tonelada para o Município e consequentemente para o cidadão, beneficiando todos com esta boa prática cívica e ambiental», ilustrou Artur Cabeças, presidente da ALGAR.

A Algar tem lançado diversas campanhas de recolha e tem vindo a apostar, em força, na promoção da separação em eventos de Verão, que se multiplicam pelo Algarve.

A empresa instalou ecopontos e distribuiu sacos coloridos para a deposição dos resíduos de embalagens recicláveis junto de entidades organizadoras de eventos na região, como a Festa do Desporto, o Black&white, o Lagoa Jazz, o Mercado de Culturas, a Concentração de Motard de Faro, a feira Doce Conventual e o Festival Didgerido, garantindo a sua recolha.

Neste momento, estão a decorrer ações semelhantes na Feira Medieval de Silves – que até teve uma outra campanha de reciclagem associada -, no Festival do Marisco de Olhão, no RiaFest, em Faro e no Festival da Sardinha, em Portimão. Também os eventos Sons do Atlântico e Fatcil, em Lagoa, e Festa da Sardinha de Olhos d’Água, em Albufeira, são amigos do ambiente.

Aterro Sanitário do Sotavento_Algar«Os resíduos recicláveis devem ser separados dos resíduos indiferenciados, de modo a evitar a sua deposição em aterro. Este material após tratado pode ser transformado em matéria-prima para o fabrico de novos produtos. Por exemplo, com cinco garrafas de água de plástico de 1,5 litros,é possível obter fibra têxtil suficiente para a produção de uma t-shirt tamanho XL», exemplificou Macário Correia, o administrador-delegado da empresa responsável pela separação de resíduos, no Algarve.

A ALGAR recorda que quando se organizam eventos, existem sempre opções que se podem tomar, por forma a minimizar o impacte ambiental. A agenda da região é vasta e já neste mês de agosto, entre outros, temos a decorrer o “Festival do Marisco” em Olhão, “Xll Feira Medieval de Silves”, “Ria FEST 2015”, em Faro, “Sons do Atlântico” em Lagoa, a “Festa da Sardinha” em Olhos de Água, Albufeira, o “Festival da Sardinha” em Portimão e a “FATACIL” em Lagoa.

Desde junho, a ALGAR já recolheu cerca de 6 toneladas de resíduos recicláveis produzidos em festas de Verão. O objetivo é minimizar o impacte ambiental que os eventos com elevada concentração de público produzem.

«O ambiente e a imagem da região turística do Algarve são fortemente beneficiados, e a correta gestão dos resíduos, ou seja, a separação e encaminhamento de todos os resíduos recicláveis para o ecoponto, permite um ambiente mais limpo e recintos mais agradáveis para os visitantes», defendeu a Algar.

Comentários

pub