Projeto Querença motiva visita à aldeia de organização internacional

A organização internacional LEAD – Inspiring Leaders for a Sustainable World está a visitar pela segunda vez Querença, para um […]

Largo de Querença - C.M.LouleA organização internacional LEAD – Inspiring Leaders for a Sustainable World está a visitar pela segunda vez Querença, para um curso de formação de jovens líderes para a sustentabilidade.

A visita decorre do interesse que o Projeto Querença despertou junto desta organização, como caso-estudo na sua abordagem ao desenvolvimento do interior algarvio e como experiência-piloto no combate à desertificação deste território.

Durante uma semana, um grupo de 14 pessoas, oriundos de vários países, desde o México, o Chile, a Inglaterra, a Suíça ou o Brasil, vão instalar-se em Querença e ali desenvolver exercícios de aprendizagem e analise da problemática, incluindo entrevistas à comunidade local ou conversas com agentes da região.

No final, irão apresentar as suas conclusões em momento aberto à comunidade e interessados em geral. Este momento decorrerá no dia 10 de Outubro, às 18h00, nas instalações da Fundação Manuel Viegas Guerreiro.

O Projeto Querença continua, assim, a atrair a atenção de diversas entidades e instituições que reconhecem dessa maneira a pertinência da abordagem desenvolvida e o desafio que recai sobre a mesma no âmbito da missão que procura concretizar.

A LEAD é uma organização sediada no Reino Unido, especializada na capacitação de futuros lideres para a temática da sustentabilidade, com ação em diversas partes do mundo.

O Projeto Querença é uma iniciativa de intervenção territorial que pretende contribuir para a valorização dos recursos naturais e culturais da região de Querença, envolvendo jovens empreendedores e criativos com ideias capazes de dinamizar o território e, paralelamente, potenciar a criação de emprego.

O Projeto Querença resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Loulé, a União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e a Proactivetur Lda. Conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, da CCDR Algarve e do Centro Regional para a Inovação do Algarve/Universidade do Algarve. Conta ainda com a parceria da Fundação Manuel Viegas Guerreiro.

Comentários

pub