Hino da Alegria de Beethoven volta a soar este sábado no Palácio de Congressos em Albufeira

Concerto de hoje em Faro está esgotado

A Orquestra do Algarve volta amanhã, sábado, dia 11, a interpretar a 9ª Sinfonia de Beethoven (Hino à Alegria) no Palácio de Congressos do Algarve (nos Salgados, Albufeira), depois de hoje ter esgotado o Teatro das Figuras, em Faro.

Este concerto assinala os 200 anos de vida da sinfonia mais importante da história da música, que raras vezes é possível ouvir ao vivo – e que é também o hino oficial da União Europeia.

Este é um projeto em que a Orquestra do Algarve é reforçada com 26 músicos da Orquestra sem Fronteiras, vencedora do Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude em 2022, numa colaboração há muito desejada.

Este momento conta com a direção do maestro Martim Sousa Tavares e a participação de Beatriz Maia (soprano), Carolina Figueiredo (mezzo-soprano), Frederico Projecto (tenor), Rui Baeta (barítono) e do Coro Comunitário da Orquestra do Algarve.

O “Hino à Alegria” foi adotado, em 1985, como o hino oficial da União Europeia, embora já em 1972 tenha sido o hino do Conselho Europeu.

O “Hino à Alegria” parte de um poema de Friedrich von Schiller (1759-1805) que Ludwig van Beethoven (1770-1827) incorpora no quarto andamento da “Nona”, cuja estreia ocorreu a 7 de maio de 1827. Ambos partilhavam a visão idealista da raça humana como uma irmandade. Considerada de “génio”, esta obra com
200 anos é sempre ouvida no Dia da Europa (9 de Maio).

Em Portugal, conhece-se uma versão um pouco distante da de Schiller, popularizada pelo cantor espanhol Miguel Ríos do seu álbum “Desperta” de 1970, numa versão escrita por Amado Regueiro Rodriguez com arranjos do argentino Oswaldo Ferraro Gutierrez, tendo sido gravado em 1971 com a Orquestra de Manuel de Falla.

A versão que todos conhecem expressa não só a fraternidade, como a esperança: “Vem, canta, sonha cantando / Vive sonhando um novo sol /Em que os homens voltarão a ser irmãos […]”.

Os bilhetes para o evento têm um custo de 15,00 euros e estão à venda na Plataforma BOL, clicando aqui.

 

 



Comentários

pub