Mostra dos Sabores de Olhão está a ser um sucesso na promoção da cavala

A I Mostra de Sabores de Olhão, que decorre até domingo e tem como principal mote a promoção da cavala […]

A I Mostra de Sabores de Olhão, que decorre até domingo e tem como principal mote a promoção da cavala – peixe da nossa costa de valor nutricional elevado e custo reduzido –, já permitiu realizar importantes atividades de divulgação e, aos restaurantes aderentes, servir dezenas de refeições que têm este saboroso peixe na ementa.

Durante toda a semana, foram muitos os apreciadores das iguarias gastronómicas confecionadas à base de cavala que se deslocaram propositadamente aos restaurantes olhanenses que criaram menus à base deste peixe, tendo ficado agradavelmente surpreendidos com o que puderam provar.

Cavala à moda de Olhão, pizza de cavala, cavalinhas de escabeche, lombinhos de cavala à algarvia, filetes de cavala alhada ou cavalas alimadas foram algumas das sugestões que por estes dias animaram as papilas gustativas de muitos comensais. Também no ar pairava o cheiro aos petiscos confecionados com este peixe de elevado valor nutricional, como aconteceu, por exemplo, mas manhãs de ontem e hoje, junto aos Mercados Municipais de Olhão, onde o chef José Domingos, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, fez várias sugestões de confeção de cavala.

Na quinta-feira, o chef, acompanhado por alunos da Escola EB 2-3 João da Rosa, onde antes já havia promovido a cavala, confecionou na banca instalada junto aos Mercados, tiborna de milho com cogumelos e cavala e espetadas de cavala com gambas e arroz de enchidos.

Hoje, o chef voltou aos Mercados de Olhão para, perante aprendizes da Universidade Sénior, cozinhar filetes de cavala sobre puré de batata-doce e ratatouille de legumes e lombos de cavala com migas de coentros e legumes primaveris.

Seguiram-se as degustações pelos presentes que se foram juntando à bancada e as opiniões foram unânimes: é possível cozinhar a cavala de formas bem saborosas e originais.

Para além da passagem pelas escolas do concelho de nutricionistas e chefes de cozinha que salientaram a importância da cavala na nossa alimentação, também o seminário “Benefícios do Peixe para a Saúde”, que decorreu no Auditório da Junta de Freguesia de Olhão, na tarde de ontem, quinta-feira, permitiu dar a conhecer mais vantagens sobre a alimentação à base de peixe e, em concreto, da cavala.

Participaram a nutricionista Teresa Sancho e o investigador do IPMA Irineu Batista, que salientaram algumas das caraterísticas deste peixe, como o facto de ser baixo em colesterol e em calorias, rico em proteínas e conter ácidos gordos que são benéficos para a saúde, como o ómega 3, que previne a doença cardiovascular, por exemplo, mas também é de fácil digestão, melhora a capacidade cognitiva, reduz os valores da tensão arterial, aumenta os níveis do colesterol bom (HDL), reduz o risco de desenvolvimento de aterosclerose, de osteoporose, o cancro da próstata, da mama e colo rectal e previne doenças neurológicas, entre outros benefícios.

A nutricionista Teresa Sancho deixou um conselho: o peixe deve ser consumido diariamente, embora não sejam necessárias grandes quantidades. A cavala é um produto a promover, por ser da nossa costa, de baixo custo e ajudar a economia local, salientou.

Também presentes nesta sessão estiveram o vice-presidente do Município de Olhão, António Pina, o presidente da Docapesca (parceira nesta Mostra) José Apolinário e o diretor regional do Agricultura e Pescas Fernando Severino, que alertaram igualmente para os benefícios deste produto local e de grande valor nutricional, fazendo um balanço “muito positivo” desta I Mostra de Sabores de Olhão, que promoveu a cavala.

Comentários

pub