Campanha da cavala convence jovens cozinheiros de escola de Olhão

O cheiro e o aspeto abrem o apetite e o paladar dos professores e alunos confirma o que os outros […]

O cheiro e o aspeto abrem o apetite e o paladar dos professores e alunos confirma o que os outros sentidos indicaram. O prato de cavala que os alunos do Curso de Cozinha da Escola João da Rosa, de Olhão, acabaram de cozinhar foi um sucesso e recebeu a aprovação dos que o degustaram, entre os quais os responsáveis pela sua confeção.

A escola olhanense foi um dos pontos escolhidos pela Docapesca para a Campanha da Cavala, uma iniciativa que pretende dar a conhecer melhor esta espécie de peixe barata, muito nutritiva e abundante nas águas portuguesas, bem como promover o seu consumo.

Neste caso, a campanha está associada à «I Mostra de Sabores de Olhão», um evento organizado pela autarquia que junta dezenas de restaurantes do concelho. Cada um dos estabelecimentos aderentes oferece, até domingo, um prato principal ou entrada feito a partir de cavala fresca ou de conserva.

Paralelamente, a Docapesca promove um programa que pretende dinamizar o consumo de cavala junto da população local e do público em geral. Depois de ter estado em escolas de Olhão e da Fuseta na terça e na quarta feira, a Docapesca vai ensinar formas criativas de cozinhar cavala no Mercado Municipal de Olhão, hoje e amanhã, com Chefes da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. As aulas são gratuitas e decorrem entre as 10 e as 12 horas e os interessados deverão inscrever-se no mercado municipal.

Uma forma de promover a cavala que tem dado frutos, segundo revelou o chef José Domingos, professor da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. «O ano passado notou-se que houve maior venda de cavalas. Este é um peixe barato, muito nutritivo, que se pode fazer de várias maneiras, não apenas a tradicional, que é cozê-la com orégãos. As pessoas ficam contentíssimas por provar outros sabores e conhecer outras técnicas e isso leva a um maior consumo de cavala, que é o objetivo», revelou o chef algarvio, ao Sul Informação.

«Isto é a continuação de um trabalho que começou no ano passado da Câmara de Olhão e da Docapesca para promover a cavala. Esperamos ter este ano o mesmo sucesso que tivemos no ano passado, com a particularidade de também estarmos a incluir as escolas neste trabalho de conjunto», acrescentou.

José Domingos falou com o nosso jornal à margem da ação que dirigiu na Escola João da Rosa, onde orientou uma turma de cozinha desta EB 2,3 olhanense. «Na Escola de Hotelaria, também estamos a tentar dinamizar e incentivar o consumo. Os nossos alunos são jovens, muitos deles habituados ao fast food. Aqui, nesta turma, havia alguns alunos que disseram que não gostavam de peixe, mas depois de provarem a confeção que usámos aqui já me disseram que vão comer mais cavala e outros peixes», disse.

Rui Vale é um dos alunos que torcia o nariz ao peixe, mas que gostou do prato de cavala confecionado durante a ação que o chef algarvio dirigiu. «Estava bom!», disse. Esta foi a primeira vez que o jovem olhanense cozinhou esta espécie de peixe e, apesar de o prato que confecionou ter mudado a sua maneira de olhar para este tipo de iguarias, nem por isso despertou o “bichinho” da culinária. «Não estou a pensar seguir a carreira de cozinheiro», confessou, sem esconder alguma timidez, na hora de falar com o Sul Informação.

Como Rui Vale, os outros alunos da turma de Cozinha da escola João da Rosa de Olhão sorriem envergonhados e procuram andar longe do repórter, mas não recusam falar quando abordados. E como apontou José Domingues, há quem tenha jeito e vocação para poder vir a ser um dia um chef de cozinha.

«Nunca tinha experimentado cozinhar peixe, foi a primeira vez. Em casa, só cozinho carnes. Mas acho que vou experimentar fazer este prato em casa», disse Ana Catarina, uma aluna que tem a intenção de continuar os estudos nesta área. «Era engraçado encontrar o chef Domingos um dia na Escola de Hotelaria e Turismo», confessou Ana Catarina, também aluna da João da Rosa.

O programa que a Docapesca pensou para acompanhar a Mostra de Sabores de Olhão prevê ainda um Encontro dedicado ao tema «Consumo de Pescado e Benefícios para a Saúde», com intervenções sobre nutricionismo e saúde, que se realiza hoje, quinta-feira, às 17 horas, no Auditório da Junta de Freguesia de Olhão (Praça de Agadir).

Amanhã,  sexta-feira, a Sociedade Recreativa Olhanense será o palco do conjunto de atividades sobre o mar, dirigidas a crianças e jovens, «Experimentar o Mar», promovida pela EMEPC – Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, com a colaboração do Centro Ciência Viva de Faro. As ações decorrem das 9 às 18 horas, com uma pausa entre as 13 e as 14 horas.

A Campanha da Cavala é desenvolvida no âmbito do projeto CCL – Comprovativo de Compra em Lota, cofinanciado pelo programa PROMAR. O CCL tem como objetivo contribuir para a valorização qualitativa e quantitativa do pescado e, consequentemente, para a sustentabilidade dos recursos, para o aumento da rentabilidade do sector das Pescas em Portugal e da retribuição dos nossos pescadores.

 

 

 

 

Comentários

pub