VRSA terá novo pólo de formação profissional antes do final do ano

Vila Real de Santo António vai ter um novo pólo de formação do Instituto do Emprego e Formação profissional (IEFP) […]

Vila Real de Santo António vai ter um novo pólo de formação do Instituto do Emprego e Formação profissional (IEFP) a funcionar antes do final do ano. O investimento de cerca de 350 mil euros do IEFP vai permitir que se ganhem novas condições para formação profissional e promoverá a reabilitação de um antigo espaço comercial, hoje sem uso.

A assinatura do protocolo entre o IEFP, que entra com o dinheiro, e a empresa municipal vilarealense SGU, que realizará as obras de remodelação do antigo Lidl da Urbanização das Amendoeiras, um edifício cedido pela autarquia, decorreu esta terça-feira, em Vila Nova de Cacela, na sede da empresa Frusoal. A obra deverá começar «no próximo mês» e estará concluída «até ao final deste ano».

Segundo o vice-presidente do IEFP Félix Esménio, as novas instalações do centro de formação de VRSA terão «uma oficina, uma sala de trabalhos práticos, duas salas de formação e duas salas de multimédia e informática e uma sala de coordenadores e formadores».

«Vamos ter aqui formações para jovens, no âmbito da aprendizagem dual, de formação em alternância com equivalência escolar, mas também formação para adultos desempregados e ativos empregados, no âmbito do Formação Algarve», acrescentou.

Foi a entrega de certificados de diversas ações de formação e a celebração de novos contratos com futuros formandos que trouxe Félix Esménio e o secretário de Estado do Emprego Pedro Roque ao Algarve, ontem. Entre os diplomas entregues estavam os dos trabalhadores da Frusoal, o maior empregador privado do concelho e que foi «a primeira empresa a aderir» ao programa de promoção do emprego Formação Algarve lançado em 2012 pelo Governo.

«No novo pólo, vamos ter formação nas áreas da eletricidade, eletrónica, manutenção industrial e hoteleira. Também vamos ter formações na área da multimédia e da economia do mar. Vamos trabalhar na formação dos trabalhadores de alguns projetos de investimentos que estão previstos para aqui. Também vamos tocar a área dos serviços de apoio à comunidade e geriatria, de apoio às pessoas mais idosas», revelou o vice do IEFP.

O investimento feito pelo IEFP tem o objetivo de melhorar as condições tanto para formandos como para os professores, uma vez que «a câmara de VRSA identificou um espaço que tem muito mais qualidade que o atual pólo que existe».

Além deste programa de formação pré-definido, Félix Esménio abre a porta a outro tipo de ações, nomeadamente a «tudo aquilo que seja identificado como necessidade importante e em que haja boas perspetivas de emprego».

Durante a sessão, o município de Vila Real de Santo António foi elogiado por Pedro Roque, que considerou que tem sido um «excelente exemplo na criação de medidas ativas de emprego e no desenvolvimento de políticas inclusivas», ao abrigo das quais foram recentemente integradas cerca de 20 pessoas com deficiências e incapacidades.

Estes 20 funcionários da autarquia estiveram entre aqueles que receberam ontem os seus certificados de formação.

Comentários

pub