NRP D. Carlos I efetua missão científica com o IPMA

O NRP D. Carlos I encontra-se a efetuar um cruzeiro científico ao longo da costa de Portugal continental, em apoio […]

O NRP D. Carlos I encontra-se a efetuar um cruzeiro científico ao longo da costa de Portugal continental, em apoio ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no período de 9 a 26 de fevereiro, no âmbito das missões da Marinha de apoio a projetos científicos e de proteção do ambiente marinho.

Esta missão, realiza-se no âmbito do Plano Nacional de Amostragem Biológica (PNAB), com um período estimado de 408 horas seguidas no mar.

Os seus principais objetivos são determinar a biomassa desovante de carapau através do Método de Produção Diário de Ovos (MPDO) e a colheita de plâncton para quantificação e identificação por estados de desenvolvimento dos ovos de carapau.

Serão ainda realizadas tarefas como a recolha de amostras para estimativas de produção de ovos para sarda, registo de dados ambientais da água do mar com recurso a sensores de condutividade, temperatura e profundidade, registo de temperatura, salinidade e fluorescência da camada de água superficial, census de aves e mamíferos marinhos, recolha de dados atmosféricos em modo contínuo, descrições dos padrões de circulação das correntes marítimas costeiras, recolha de dados gravimétricos e recolha de dados para atualização hidrográfica e cartográfica.

O navio conta para esta missão com uma guarnição de 37 militares, complementada com um aspirante da Escola Naval em estágio, sete elementos do IPMA e um da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e dois observadores de aves e mamíferos marinhos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e da Sociedade Portuguesa da Vida Selvagem (SPVS).

Comentários

pub