Instituto do Mar e Atmosfera vai contar ovos de carapau no Sul

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vai contar a produção de ovos de Carapau na área do […]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vai contar a produção de ovos de Carapau na área do stock sul, entre Gibraltar e Finisterra, naquela que será a primeira campanha que esta entidade realizará no quadro do Plano Nacional de Amostragem Biológica (PNAB).

O objetivo principal da campanha é a estimação da biomassa desovante da espécie de carapau (Trachurus trachurus) nesta área geográfica, utilizando o Método de Produção Diária de Ovos (MPDO).

O MPDO envolve o rastreio de toda a zona de distribuição da espécie alvo com recolhas de plâncton segundo grelha pré-determinada para estimação da área de desova e densidade de ovos na área.

Conjuntamente são recolhidas amostras da fracção adulta da população, através de pesca, para estimação de peso médio das fêmeas, proporção entre sexos, fecundidade parcial e fração de desova diária.

As amostras de peixes adultos são obtidas com a colaboração do sector pesqueiro de arrasto a bordo de diversas embarcações comerciais ao longo da costa portuguesa.

Comentários

pub