Centro de Saúde de Portimão abre a meio gás

O novo Centro de Saúde de Portimão abriu esta sexta-feira, mas funcionou a meio gás, causando algum desagrado entre utentes […]

O novo Centro de Saúde de Portimão abriu esta sexta-feira, mas funcionou a meio gás, causando algum desagrado entre utentes e profissionais.

Apesar de anunciado o dia de hoje como o de abertura da nova estrutura, a verdade é que esta tarde, como o Sul Informação constatou, ainda havia muito equipamento por montar – empacotado e a aguardar na garagem do edifício -, enquanto trabalhadores davam os últimos retoques, montando a sinalética, por exemplo.

Martins dos Santos, presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, esteve esta tarde no Centro de Saúde, acompanhado pelo vogal da administração Miguel Madeira, e por outros responsáveis, para se inteirar do andamento da mudança para as novas instalações.

Um dos dois corpos do edifício do novo Centro de Saúde, onde funciona uma UCC, a fisioterapia e outros serviços, acabou mesmo por ser encerrado às 15h00, conforme aviso que se podia ler numa das portas de acesso.

O Sul Informação apurou que se espera que, na próxima segunda-feira, dia 28 de maio, já esteja tudo completamente operacional, aproveitando-se o fim de semana para fazer os ajustamentos ainda necessários.

Por concluir, continua o parque de estacionamento e o acesso exterior ao Centro de Saúde, obra da responsabilidade da Câmara de Portimão. O espaço, embora utilizável, mantém-se em terra batida, com o vento que se faz sentir esta tarde a levantar grandes nuvens de pó.

O novo Centro de Saúde de Portimão, que tem 8800 metros quadrados, 70 gabinetes e foi concebido para servir cerca de 50 mil utentes do concelho, representa um investimento de 6,7 milhões de euros, cofinanciados em 50 por cento por fundos comunitários.

A obra começou em dezembro de 2007 e só foi concluída mais de quatro anos depois, em janeiro deste ano, depois de ter estado parada perto de um ano devido à insolvência da empresa empreiteira. A ARS foi obrigada, em 2010, a tomar posse administrativa da obra, tendo depois aberto novo concurso público para a conclusão do edifício.

As anteriores instalações do Centro de Saúde, situadas ao lado da nova estrutura, eram já consideradas exíguas para as necessidades. As instalações eram arrendadas à Santa Casa da Misericórdia de Portimão, custando mais de 10 mil euros por mês.

A data da inauguração oficial do novo Centro de Saúde ainda não está marcada.

 

 

Comentários

pub