Olhão, Loulé e Portimão acolhem sessões do Orçamento Participativo Portugal

O Algarve vai acolher três sessões do Orçamento Participativo Portugal no dia 23 de Abril. A equipa responsável por este […]

O Algarve vai acolher três sessões do Orçamento Participativo Portugal no dia 23 de Abril. A equipa responsável por este processo de participação cidadão vai estar às 14h30 na Biblioteca Municipal de Olhão, segue para Loulé, onde se reunirá com a população às 18h00, no café Calcinha, e termina o périplo no Café Concerto do Teatro Municipal de Portimão, às 21h30.

O OP Portugal, que em 2018 tem uma dotação orçamental de 5 milhões de euros, «abrange a totalidade do território português, integrando grupos de propostas de âmbito territorial diferenciado: 1 de âmbito nacional; 1 por cada uma das áreas das NUT II (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve); 1 por cada Região Autónoma», lembrou a Câmara de Loulé.

Os diferentes grupos de propostas têm a sua própria dotação financeira e não concorrem entre si. Ou seja, «cada região do país terá sempre assegurada a existência de projetos vencedores do Orçamento Participativo no seu território».

No ano passado, houve cinco projetos vencedores, no Algarve. A Hemeroteca Digital do Algarve foi a mais votada, com 703 votos, mas também foram escolhidos os projetos “Ecoscience”, “A Minha Praia”, “Festa de Nossa Senhora dos Navegantes” (Culatra) e “Guia do Parque”.

Podem participar todos os cidadãos nacionais com idade igual ou superior a 18 anos, apresentando propostas e votando nos projetos da sua preferência.

As propostas podem ser apresentadas através da plataforma do OP Portugal ou nos encontros participativos que se realizam em diferentes locais do país, como os que vão acontecer no Algarve a 23 de Abril.

Comentários

pub