Algarve tem mais uma praia com Bandeira Azul em 2018

O Algarve tem, em 2018, mais uma praia com Bandeira Azul: a do Pintadinho, no concelho de Lagoa, recuperou o […]

O Algarve tem, em 2018, mais uma praia com Bandeira Azul: a do Pintadinho, no concelho de Lagoa, recuperou o galardão que tinha perdido no ano passado. Com 89 praias distinguidas (mais uma que em 2017), o Algarve volta a ser a região do país em que mais praias vão exibir este selo de qualidade.

Albufeira é novamente o concelho do país com mais praias galardoadas, num total de 25, seguida, na região, de Vila do Bispo, com 11, e Loulé, com 10 (veja a lista completa abaixo).

No Algarve, as marinas de Albufeira, Lagos, Portimão e Vilamoura, tal como no ano passado, também foram distinguidas.

Em todo o país, incluindo Açores e Madeira, a Bandeira Azul vai ser hasteada este ano em 332 praias, mais 12 atribuições do que em 2017. Das 332 praias, localizadas em 86 concelhos, 299 são praias costeiras e 33 praias fluviais.

No Norte recebem o galardão 73 (mais três do que em 2017) praias, no Centro 39 (mais três do que em 2017), na região do Tejo mantiveram-se as 48 praias, no Alentejo 32 (+1), no Algarve 89 (+1), nos Açores 37 (mais três do quem em 2017) e na Madeira 14 (+1).

Em relação a 2017 há 12 novas praias, reentraram para a lista nove praias e saiu apenas uma, a de Poço dos Frades, nos Açores. Na lista, surgem ainda 4 novas praias, entre elas a Praia Fluvial de Mourão, que estreia o concelho alentejano entre os distinguidos.

Voltam a receber o galardão as praias de Azul/Conchinha e Boa Nova/Senhora, no Norte, Louçaínha, no Centro, Pintadinho, no Algarve, Piscinas do Cais, Santo António, Quatro Ribeiras e Silveira, nos Açores, e Ribeira Brava, na Madeira.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, que é o concelho recordista a nível nacional, destaca que esta é uma excelente notícia para o seu município. O autarca sublinha «que este reconhecimento é muito importante pela visibilidade que nos dá a nível nacional e internacional, mas por outro lado representa uma responsabilidade acrescida no sentido de manter este patamar de excelência. Ano após ano temos vindo a colocar a fasquia cada vez mais alta, para o que temos contado com o empenhamento do Executivo, dos funcionários da Autarquia e de todas as entidades com responsabilidades na orla costeira, que trabalham em estreita articulação para que o concelho continue a ser reconhecido pela sua qualidade ambiental».

Segundo a Associação Bandeira Azul, mais de 55% das praias nacionais aptas para banhos vão este ano erguer a Bandeira Azul.

A Bandeira Azul é um galardão ambiental atribuído anualmente às praias, marinas e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes.

Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, e conta com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente, entre outras entidades públicas e privadas com responsabilidades na gestão das praias, marinas e portos de recreio.

 

Lista de Praias galardoadas com a Bandeira Azul em 2018

ALBUFEIRA (25)
Alemães
Arrifes
Aveiros
Belharucas
Castelo
Coelha
Evaristo
Falésia/Açoteias
Falésia/Alfamar
Galé Leste
Galé Oeste
Inatel
Manuel Lourenço
Maria Luísa
Olhos d’Água
Oura
Oura-Leste
Peneco
Pescadores
Rocha Baixinha
Rocha Baixinha/Nascente
Rocha Baixinha/Poente
S.Rafael
Salgados
Santa Eulália

VILA DO BISPO (11)
Almádena/Cabanas Velhas
Beliche
Burgau
Castelejo
Cordoama
Ingrina
Mareta
Martinhal
Salema
Tonel
Zavial

LOULÉ (10)
Almargem
Ancão
Forte Novo
Garrão Nascente
Garrão Poente
Loulé Velho
Quarteira
Quinta do Lago
Vale do Lobo
Vilamoura

LAGOA (7)
Caneiros
Carvoeiro
Ferragudo/Praia Grande
Senhora da Rocha
Pintadinho (nova/reentra na lista)
Vale de Centeanes
Vale de Olival

LAGOS (6)
Batata
Camilo
D.Ana
Luz
Porto de Mós
Meia Praia

PORTIMÃO (5)
Alvor Nascente/Três Irmãos
Alvor Poente
Rocha
Três Castelos
Vau

ALJEZUR (4)
Amoreira-Mar (nova)
Arrifana
Monte Clérigo
Odeceixe-Mar

FARO (4)
Barreta
Culatra-Mar
Faro-Mar
Ilha do Farol-Mar

TAVIRA (4)
Barril
Cabanas-Mar
Ilha de Tavira-Mar
Terra Estreita

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO (4)
Lota
Manta Rota
Monte Gordo
Santo António

OLHÃO (4)
Armona Mar
Armona Ria (nova)
Fuseta Mar
Fuseta Ria

CASTRO MARIM (3)
Alagoa/Altura
Cabeço
Praia Verde

SILVES (2)
Armação de Pêra
Praia Grande Poente

Comentários

pub