Corrida Fotográfica de Portimão tem novo formato e evoca obra de Manuel Teixeira Gomes

Inscrição e captação de imagens tem de ser feita em Portimão, entre 18 de Maio e 18 de Julho

A Corrida Fotográfica de Portimão deste ano convida os participantes a captar, ao longo de dois meses, a partir de 18 de Maio, imagens inspiradas na obra literária de Manuel Teixeira Gomes, que em 1924 esteve na origem, enquanto Presidente da República, da elevação a cidade da então Vila Nova de Portimão, sua terra natal.

Este ano todas as fotografias têm de ser tiradas, obrigatoriamente, no espaço geográfico e temático do município, que abrange as freguesias de Portimão, Alvor, Mexilhoeira Grande, mas, ao contrário do que já aconteceu em edições anteriores – quando a prova presencial estava marcada para apenas um dia -, desta vez podem ser feitas no período alargado entre 18 de Maio e 18 de Julho.

Apesar de o lançamento estar marcado para este sábado, 18 de Maio, a partir do Museu de Portimão, quem não puder estar presente nesse dia pode levantar os temas e fazer as respetivas fotografias no período de dois meses.

Em nota, a Câmara de Portimão reforça que o desafio «colocará à prova a criatividade e interpretação individual dos participantes, com base em seis pequenos excertos, retirados da obra literária de Manuel Teixeira Gomes, que servirão de pretexto e inspiração para as três fotos a registar por cada sugestão, num total de 18 fotografias originais».

 

 

Cada participante deverá assim proceder, entre 18 de Maio e 18 de Julho, à inscrição presencial na receção do Museu de Portimão (terça-feira das 14h30 às 17h30 e entre quarta-feira a domingo das 10h00 às 17h30) e confirmar os seis temas a fotografar, entretanto divulgados no regulamento.

Aos melhores conjuntos de imagens serão atribuídos os prémios de 1100 euros (1º lugar), 900 euros (2º lugar), 600 euros (3º lugar) e 400 euros (4º lugar).

Os trabalhos vencedores e as melhores fotografias de cada tema integrarão a habitual exposição coletiva, que este ano ficará exposta no Museu de Portimão a partir de Setembro.

A 24ª Corrida Fotográfica de Portimão conta com o apoio das seguintes entidades: CLCC – Centro de Línguas, Cultura e Comunicação, Restinga, GAMP – Grupo de Amigos do Museu de Portimão, ANAFA – Associação de Fotógrafos do Algarve e Sul Informação.

Esta 24ª edição da mais importante competição do género a sul do Tejo, também integra o 16º aniversário do Museu de Portimão, que a organiza, visando promover um olhar criativo aos entusiastas e amigos da fotografia, vindos de todo o país, com base na relação de proximidade entre Manuel Teixeira Gomes e as suas origens.

Mais detalhes sobre este concurso podem ser solicitados através dos telefones 282 405 230 / 282 405 269 ou do email [email protected].

O regulamento está disponível aqui.

 



Comentários

pub