Tavira «não acontece só no Verão» e tem propostas para todo o ano

Concertos de Paulo de Carvalho, Diogo Piçarra e Paulo Sousa, a encenação da Moura Encantada e festivais de gastronomia são […]

Concertos de Paulo de Carvalho, Diogo Piçarra e Paulo Sousa, a encenação da Moura Encantada e festivais de gastronomia são algumas das iniciativas que vão decorrer ao longo de todo o ano em Tavira e que foram apresentadas esta quinta-feira, 1 de Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). 

Em declarações ao Sul Informação, Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, disse que a ideia de toda a programação é mostrar que a cidade «não acontece só no Verão».

«Tavira vai estar cheia. Além das pessoas que voltam, verificamos que, a cada ano que passa, temos mais pessoas ao longo de todo o ano e isso encaixa na nossa dinâmica de atração», acrescentou.

Da lista de eventos, consta também a Semana Santa, a acontecer de 16 de Março a 1 de Abril, com a tradicional Procissão do Triunfo.

Depois, de 6 a 22 de Abril, há o Festival de Gastronomia Serrana, cujo desafio é percorrer «vários restaurantes» do concelho.

Uma das novidades desta programação é o “Viva a Primavera”, que vai ter mais de 70 iniciativas, de 21 de Março a 30 de Junho. Os pontos altos vão ser a “Mostra da Primavera”, a realizar-se 27 a 29 de Abril, no Jardim Público e Mercado da Ribeira, e um concerto, já marcado, de Paulo Sousa no dia 28. Para comemorar o 25 de Abril, Tavira vai ter, por sua vez, um concerto de Paulo de Carvalho.

Para Jorge Botelho, é importante «associar gastronomia, lazer e qualidade de vida» em toda esta programação. Também por isso, surge o Festival de Gastronomia do Mar, de 18 a 27 de Maio, ou a encenação da Moura Encantada, no dia 23 de Junho.

Depois, entra-se no “Verão em Tavira”, a iniciativa que «atrai mais pessoas» também por ser a altura em que há mais gente no concelho. «Temos muitas pessoas e, por isso, achamos que deve haver uma oferta cultural proporcionada pelo Município, algo que tem corrido muito bem».

Os nomes dos artistas não foram, porém, já revelados, algo que será feito «em altura própria». Certo é que de 1 a 15 de Julho haverá “Cenas de Rua”, de artes circenses. Já o “Verão em Tavira” dura até ao fim de Agosto.

De 6 a 9 de Setembro, entra-se na Feira da Dieta Mediterrânica, já um ex-líbris de Tavira que vai para a 6ª edição, e cujos pormenores também não foram, para já, revelados.

Já quanto à Semana da Juventude, a BTL foi palco da apresentação de dois nomes confirmados. DJ Piruka, a 21 de Setembro, e Diogo Piçarra, que esteve envolvido na recente polémica do Festival da Canção, no dia seguinte, vão dar concertos nesta iniciativa.

A programação também inclui eventos desportivos, como a meia maratona de Tavira, a 21 de Outubro.

No fundo, na opinião de Jorge Botelho, as pessoas «quando vão a Tavira já sabem que há qualquer coisa para fazer. Os agentes culturais movimentam-se e os agentes económicos também já sabem da programação», concluiu.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

Comentários

pub