CCMar quer ser «porta aberta» para as empresas

Uma «porta aberta» para ajudar empresas. É isto que o Centro de Ciências do Mar (CCMar) do Algarve quer ser […]

Adelino Canário, diretor do CCMar

Uma «porta aberta» para ajudar empresas. É isto que o Centro de Ciências do Mar (CCMar) do Algarve quer ser e, para isso, já conta com uma business unit a trabalhar. Serviços de consultoria, apoio em questões ligadas a fundos de investimento e soluções tecnológicas são áreas em que o apoio se vai materializar. 

Para dar a conhecer estas valências, o CCMar chamou as empresas até si, na iniciativa “Novos impulsos à economia do Algarve”, realizada no dia 16 de Novembro, na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve no Campus de Gambelas, em Faro.

Daniela Fazenda é a responsável por esta Business Unit e explicou ao Sul Informação que a ideia é que as empresas a serem ajudadas «se liguem ao CCMar e aos seus investigadores». «Nós olhamos para isto sempre na ótica de perceber o que é que a empresa pode ganhar com o CCMar e o que é que o CCMar pode ganhar com a empresa», acrescentou.

Para tal, basta que uma empresa que necessite de tecnologia desenvolvida por aquele centro, para solucionar um problema, entre em contacto com o CCMar.

A ideia é que a ajuda prestada seja personalizada, procurando sempre a melhor solução para cada uma das empresas, o que pode passar por ajuda a candidaturas a fundos de investimento europeus, por exemplo.

Adelino Canário, diretor do CCMar, que também esteve presente na sessão, salientou que o apoio dado pelo centro às empresas não é novo (a Sparos e a Aquanostra são exemplos), mas agora «há um grupo de pessoas» que foram contratadas para esse propósito.

«Há uma maior disponibilidade de recursos humanos. Podemos ser mais proativos, contactar as empresas diretamente», explicou.

Daniela Fazenda

«As empresas mais tradicionais não sabem que há tecnologias que podem melhorar bastante o seu produto e esse é o nosso ponto principal. Nós temos algum conhecimento, alguma capacidade, e muitas vezes as pessoas desconhecem que isso pode ajudá-las».

É que, «quando aparecer um problema, a Bussiness Unit vai saber qual é o investigador ou a equipa a que se deve dirigir», disse Adelino Canário.

Já Daniela Fazenda revelou que a ajuda também pode ser dada a empresas que não têm o mar como área de negócio. Prova disso é que já foi ajudada uma empresa alentejana ligada à agricultura.

Por outro lado, «têm de ser empresas que estejam abertas a sugestões» pois podem existir «mudanças de procedimentos», decorrentes da introdução de novos «processos de investigação ou de tecnologia», explicou Adelino Canário.

E até se pode dar o caso de uma empresa chegar com «determinadas ideias que suscitem que o CCMar ganhe uma nova valência», disse a responsável pela Bussiness Unit. «Isso pode acontecer e é uma contribuição ganhadora para os dois lados».

Um dos objetivos é, ainda, que «mesmo dentro do CCMar» este novo ramo do centro venha ajudar a que resultados de projetos sejam «transformados em pequenas empresas», referiu Adelino Canário.

De acordo com Daniela Fazenda, só «na aliança entre a academia e o mundo empresarial é que se pode consolidar a chegada de uma determinada tecnologia ao mercado».

Para a constituição desta Bussiness Unit foram contratadas sete pessoas, através do financiamento proveniente do Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC).

As empresas que queiram entrar em contacto com o CCMar, para beneficiar destes serviços, podem fazê-lo através do e-mail [email protected].

Comentários

pub