Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos pode atrair empresas para o Algarve

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve tem oficialmente, desde esta segunda-feira, o nó nacional do Laboratório […]

Descerrar da placa
Descerrar da placa

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve tem oficialmente, desde esta segunda-feira, o nó nacional do Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC). Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que presidiu à inauguração, considera que esta valência «mete a Universidade do Algarve no mapa das grandes instituições de investigação na área marinha» e pode «atrair empresas nacionais e estrangeiras para a região».

De acordo com o ministro Manuel Heitor, a rede europeia na qual agora se insere o CCMAR «vai facilitar e estimular a atração de empresas para atuarem na orla da Universidade do Algarve, que serão certamente centros de emprego».

Para o governante, além de «um reconhecimento científico do que aqui tem sido feito [no CCMAR] nos últimos 2o anos, o primeiro impacto que espero é a dignificação do emprego científico associado à rede europeia, que vai facilitar a contratação e mobilidade de investigadores».

inauguracao-manuel-heitor-ualg-ccmar-14A mobilidade de investigadores será uma das portas que se abrem com este EMBRC na Universidade do Algarve, mas há mais benefícios, desde logo investimento, uma vez que só para o CCMAR, através de fundos comunitários, virão 8 milhões de euros, segundo explicou aos jornalistas Adelino Canário, diretor do centro.

«Vamos ter aqui equipamentos de última geração que vão permitir, por exemplo, a identificação de algumas moléculas e também monitorizar melhor o oceano», disse o professor da Universidade do Algarve.

Além do investimento, há «um momento que está a chegar que é este centro ser um European Research Infrastructure Consortium, pela Comissão Europeia, que dá determinadas regalias a nível de impostos e etc. Isso marca o momento do início da atividade oficial» do EMBRC.

Apesar de essa atividade oficial ainda não ter começado, «atualmente já se estão a desenvolver projetos. Vamos assinar brevemente um contrato para um projeto de 10 milhões, a nível do consórcio europeu, para facilitar a mobilidade de investigadores para utilização destas infraestruturas. Vamos abrir concursos para que os investigadores submetam projetos, que, se forem aprovados, permitem que os investigadores vão para a infraestrutura que escolheram, com viagens pagas, estadia paga, e vão fazer a investigação que necessitam. O papel destes locais é receber investigadores. Nós damos as condições e a Comissão Europeia financia as viagens e a estadia».

O EMBRC, Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos, com sede em Paris, é uma infraestrutura de investigação dedicada à exploração e conservação de recursos e ambiente marinhos, que responde às necessidades de investigação nas ciências do mar na Europa.

O EMBRC Portugal é coordenado pelo CCMar da Universidade do Algarve, tendo como parceiros a ACOI da Universidade de Coimbra, o CIIMAR da Universidade do Porto e o IMAR da Universidade dos Açores.

 

Veja as fotos da inauguração:

 

Comentários

pub